TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps psicologia social

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade Anhanguera Educacional[pic 1]

Psicologia- IV Período Larissa soares

Psicologia SocialAnnio eli                

                        

Antonio Felipe Moreira Belo – 6657382064

Dayane Caroline Santos Pires – 6819444736

Dayane Pereira Santos – 6443300287

João Paulo Silva de Sousa - 6894509962

Laryssa Soares da Silva - 6657395234

Atividades Práticas Supervisionadas                

Anápolis

2014

Professor (a): Gilsimar

  • Violência contra idosos

Anápolis

2014

A violência intrafamiliar contra o idoso

A violência intrafamiliar contra o idoso é um problema muito recente e que muitas das vezes não são denunciadas nem pela própria vitima, pois tem medo já que depende do agressor e são limitados fisicamente e temem mais violência por parte do agressor.

Há três formas de violência contra o idoso sendo elas: estrutural no qual se manifesta como discriminação, miséria e pobreza; Interpessoal que refere-se nas relações cotidianas; institucional que diz respeito as instituições, na aplicação ou na omissão da gestão das politicas publicas. Existem outras formas de violência mais conhecidas pela sociedade que é a violência física onde o agressor espanca o idoso muitas vezes levando a óbito; a violência psicológica onde o agressor humilha, aterroriza, isola, restringe a liberdade do idoso e por fim a violência sexual onde o agressor visa obter relações sexuais ou praticas eróticas por meio de ameaças e aliciamento.

A violência ao idoso pode acontecer tanto por descaso quanto por excesso de zelo já que é comum a ideia de que o velho tem que ficar quieto no seu canto para não se machucar, não adoecer, não se preocupar, e o resultado é a negação ao idoso de oportunidade de ser útil a si mesmo e aos outros, de se divertir, aproveitar a vida enfim de viver.

O serviço social ao idoso é uma demanda para a nova geração de psicólogos sociais, no qual temos que achar soluções, abrir campos e discussões sobre a nova demanda, se preparando para cuidar da gestão do idoso sem infantiliza-lo. O profissional tem o papel de modificar a concepção tanto do idoso quanto do jovem de que uma pessoa idosa é inútil promovendo a divulgação do estado do idoso que a ampliação da inclusão na cidadania, promovendo programas na área da educação e do lazer, proporcionando o entretenimento dos idosos aplicando politicas publicas e efetivação dos direitos conquistados. O serviço social tem como objetivo a conscientização e o entendimento à questão do idoso, aprenda a respeitar e valorizar os idosos.

Segundo Zimerman “envelhecer é simplesmente passar para uma nova etapa da vida, que deve ser vivida da maneira mais positiva, saudável e feliz possível. É preciso investir na velhice como investem nas outras faixas etárias” .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com