TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autismo, a importância do papel dos pais

Por:   •  10/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

                                                    Autismo

O Autismo é uma doença de difícil diagnostico, por esse motivo geralmente esse diagnostico é feito através das características que a pessoa apresenta e que está relacionada com o autismo.


O transtorno de autismo foi descoberto através de um estudo feito por Leo Kanner e Hans Asperger. Após o estudo dos devidos autores citados, foram aparecendo novas pesquisas que iam indicando a síndrome através de suas principais características.


A causa do autismo está relacionada a diversas hipóteses, porém como existe muitos sintomas envolvidos, o diagnostico acaba sendo de difícil conclusão.
Antigamente quando havia a falta de conhecimento sobre esse transtorno, era levado como hipótese a questão da frigidez da mãe ou da ausência do pai.
Atualmente estudos acreditam que traumas emocionais levavam a surgir esse distúrbio. Outros acreditam que o que pode desencadear o transtorno é as perturbações profundas que a criança possui em relação ao meio que convive.
O autismo muitas vezes passa despercebido e é confundido com outro tipo de transtorno. O autismo pode estar associado a outras patologias, como síndromes genéticas, epilepsia entre outras.


Na maioria das vezes é percebido pelos professores, na questão da criança não conseguir se relacionar, nem com outras crianças e nem mesmo com os próprios professores.


As crianças com autismo apresentam uma grande dificuldade em se relacionar com outras pessoas, de um modo geral.

 
Esse transtorno foi citado por Kanner como um padrão psicopatológico.
Há controvérsias com a respeito a diferenciação da Síndrome de Asperger (ASPERGER, 1944) cujas características clínicas são similares ao autismo de alto funcionamento. Alguns estudos sugerem tratar-se de uma mesma síndrome (GILLBERG, 1998, SZATAMARI et al, 2000; CHAZIUDDIN e MOUNTAIN – KIMCHI, 2004)


Tanto o autismo como o transtorno de Asperger, entre outros transtornos frequentemente aparecem nos primeiros anos de vida e estão associados com algum grau de Retardo Mental.


Atualmente o autismo não é mais conhecido como uma doença, e sim, como um transtorno do desenvolvimento complexo. (ASSUMPÇÃO et al, 1999b, GADAIA et al., 2004).


O autismo se manifesta antes dos 3 anos de idade, com anormalidade nas seguintes áreas:


- A interação social


- A comunicação


- Pouco interesse em atividades


De acordo com LEBOYER (2003) o autismo é um distúrbio do desenvolvimento tão completo, que nenhuma abordagem, seja ela clínica, terapêutica, metodológica, poderia abranger a verdade.


É preciso ter um grande conhecimento sobre o desenvolvimento da criança, para conseguir compreender o autismo.


Kanner definiu o autismo com quatro critérios fundamentais, os quais são:
- Inicio prematuro, por volta dos dois anos e meio de idade


- Incapacidade de desenvolvimento de relação social.


- Déficit no desenvolvimento da linguagem.


- Comportamentos não usuais, como, a resistência a mudança.


O autismo no DSM – IV (APA, 1994), está classificado na subcategoria dos “Transtornos Invasivos do Desenvolvimento” Onde está também outros transtornos inclusive o transtorno de Asperger, o qual foi citado acima e é bastante confundido com o Autismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com