TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA ESCOLA E DOS PAIS NA EDUCAÇÃO

Casos: O PAPEL DA ESCOLA E DOS PAIS NA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 2

O papel da Escola e o papel dos pais

Um dos principais problemas da Educação hoje são os Pais que colocam os filhos na escola e já se dão por satisfeitos, não comparecendo às reuniões, não acompanhando seu progresso, e depositando na escola um papel que é SEU, o de EDUCAR. Precisamos saber a diferença entre duas coisas: Ensinar e Educar. Educar é transmitir valores, como respeito, disciplina, honestidade, o que é responsabilidade da família do aluno, mas especificamente os pais. Ensinar é passar algum tipo de conhecimento a alguém, como matemática, ciências, línguas. Este sim é o papel da escola, preparar o aluno e não educa-lo.

Devemos separar cada papel, o dos pais e o da escola. Aos pais cabe: Educar - ensinar valores como verdade, honra respeito e etiqueta; Valorizar - mostrar aos filhos a importância que têm na sociedade e o valor da boa educação em seu próprio desenvolvimento; Disciplinar - Ensinar valores de Ordem, a importância de horários, segurança e respeito. À escola cabe: Instruir - transmitir informações, cada vez mais precisas e atualizadas, de um mundo onde as mesmas estão em constante mudança, e se preparar para as "perguntas inquietantes", polêmicas ou ainda contraditórias; Organizar - ensinar aos alunos a importância dos valores aprendidos no seu dia-a-dia na formação de sua identidade, comportamento, círculo de amizades e repertório de toda a vida; Disciplinar - Ensinar a importância da obediência, o "certo e errado", esclarecendo as possíveis contradições entre aquilo que é ensinado em casa e na escola..

A escola não pode, e nem DEVE, ensinar valores pessoais, familiares, mas estar preparada para lidar com a bagagem de vida dos seus alunos, ensinando-os a lidar com suas experiências no caminho de sua Educação. O papel de qualquer escola deve sempre estar ligado aos seus ideais, no que deseja aos seus estudantes e à atuação destes dentro do grupo a que pertencem. “Lembre sempre que a escola é responsável apenas por uma parte da formação da criança” “ Quem educa o filho é o pai", salienta Sayão.

A preocupação da escola é a de fazer com que o educando participe do seu grupo ativa e afetivamente, apropriando-se de valores, crenças, conhecimentos acadêmicos e referenciais sócio históricos. Uma apropriação significativa tanto para si como para o outro, tornando-se uma pessoa consciente e responsável pela transformação da realidade em que está inserido.

Para que o aluno seja bem educado e bem ensinado essencial a participação dos pais na escola, discutindo juntamente com os professores, para isso devem sempre estar presentes nas reuniões da escola, sempre se esforçar em educar seus filhos, evitando que deixe este papel para a escola. Pois como citado anteriormente, escola é lugar para ensinar o aluno, valores como respeito, sua própria identidade, comportamento é dever dos pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com