TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auto Estima

Trabalho Escolar: Auto Estima. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 6

comportamento de uma baixa auto estima

Normalmente, durante seu desenvolvimento, as crianças podem apresentar muitas alterações de conduta. E isso é totalmente normal, já que a criança necessitará contrastar diferentes situações. Mas existem ações que persistem e se convertem em comportamentos quase crônicos. Por exemplo, quando a criança começa a evitar atividades intelectuais, desportivas ou sociais por medo do fracasso; quando engana, mente, e coloca a culpa nos outros; quando, por não confiar em si mesma e em sua capacidade, faz-se pequeno diante dos demais, quando se mostra agressivo ou violento, e extremamente tímido; quando se nega a tudo e se mostra frutrado diante de qualquer situação, ou a opinião alheia domina suas decisões.

Quando isso ocorrer, o primeiro é aproximar-se mais do seu filho, ter consciência do problema que tem, e tentar ajudá-lo como puder. O apoio da família é fundamental no processo de recuperação. Mas se você notar que a situação é mais séria e sentir que requer a ajuda de um especialista, não pense duas vezes antes de recorrer a este serviço. Melhor prevenir do que lamentar-se depois.

O papel da escola também é importante, já que é a que deve ter habilidade e meios para identificar o problema e ajudar a criança a dar uma saída a esses sentimentos tão distorcidos que lhes causam tantos problemas.

Comportamento de uma boa auto-estima

Em geral, uma criança com boa auto-estima pode demonstrar o desejo de tentar coisas novas, de aprender, de provar novas atividades; de ser responsável pelos seus próprios atos; de ter comportamentos sociáveis; de ter confiança em si mesma e em suas capacidades; de colaborar com os demais; de reconhecer seus erros e aprender com eles. Nesses casos, não tem nada com que se preocupar. Seu filho estará construindo uma boa auto-estima. Mas não se esqueça de que nem ela nem ninguém são perfeitos.

Críticas e o poder do elogio

O essencial é sempre questionar quando a criança erra, sente raiva, tristeza ou se frustra com alguma coisa. Nessa hora, os pais não podem esquecer de ter um diálogo à base de elogios e críticas construtivas

Quando a criança comete um erro e não escuta uma palavra de consolo, algo que a motive a melhorar e não cometer falhas, sua postura tende a ser daquelas que não enxergam novas possibilidades na vida.

A criança acredita ser o que os pais dizem que ela é. Elogios trazem resultados incríveis para a autoestima e autoconfiança delas! Além disso, o elogio honesto inspira a criança em todas as áreas: familiar, escolar e nos esportes.

A psicóloga afirma que os pequenos são holofotes do que está em desarmonia na casa e normalmente quando apresentam dificuldades, os pais imediatamente buscam ajuda, mas na realidade, são eles que precisam ser ajudados.

Estas e outras prevenções familiares podem ser encontradas nas palestras de Daniella. Além de atender no seu consultório, ela encontrou uma alternativa para auxiliar os pais que necessitam da ajuda profissional. Assim, quem deseja mudança dentro do lar pode contar com o apoio da palestrante. As palestras costumam ocorrer em empresas e escolas como: Pueri Domus, Escola Nova Lourenço Castanho, Colégio Dumont Villares, Colégio Visconde de Porto Seguro e Kimberly Clark e também aplica vivências, que têm como objetivo oferecer uma atividade transformadora e é elaborada de acordo com a necessidade de cada escola.

Para completar o desempenho do seu projeto, Daniella criou a caixa de reconhecimento, invenção aprovada pelos pais e filhos, professores e pacientes; que serve para guardar os momentos especiais e as coisas boas que acontecem ao longo do dia para recordar as boas lembranças da vida quando for preciso.

Para ela, mais do que ajudar a melhorar, o importante é fazer com que não precisem de ajuda! Ao encontrar seu filho hoje, faça-lhe um elogio sincero! Amanhã, outro. Você verá o resultado!

PROBLEMAS NA AUTO ESTIMA

Crianças caladas, isoladas, violentas, agressivas ou com notas baixas geralmente são vítimas de baixa autoestima. Ela aparece quando a criança é colocada para baixo tanto na escola quanto na própria família. Portanto, se você acha que o seu filho sofre desse problema, saiba como são as crianças com baixa autoestima e o que fazer para ajudá-las. O local mais apropriado para criar esse tipo de problema é a escola, pois é nela que elas podem sofrer de bullying, ou seja, ser maltratos por parte dos colegas ou dos professores. Algumas crianças gostam de zombar de características marcantes dos colegas como a gordura, a magreza, os óculos, entre outras. Para tanto, xingam, batem ou jogam os materiais das vítimas no chão. Também há professores impacientes que acabam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com