TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Auto Estima E A Aprendizagem

Ensaios: A Auto Estima E A Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AÇÃO

TEMA: A AUTO-ESTIMA E A APRENDIZAGEM

A partir das observações e informações coletadas, foi definido o projeto buscando propiciar momentos de reflexões e encontrar soluções possíveis para situações de conflitos da vida diária, em sala de aula, na família, na comunidade, que possam estar refletindo em seus processos de aprendizagem e comportamentos inadequados.

Buscamos através dele trabalhar a afetividade, socialização, relações emocionais e os aspectos psicomotores, de uma maneira lúdica, visando resgatar auto-estima e despertar o interesse do educando em aprender e proporcionar condições para que todos os alunos sejam capazes de possuir autonomia, independência frente ao conhecimento construído socialmente, em sala de aula, e seu sucesso no seu processo de letramento.

Dessa forma, oportunizam-se ao aluno atividades que possibilitem o conhecimento de si mesmo e dos demais participantes do grupo, a fim de elevar sua auto-estima, para que desenvolva um convívio melhor, aprendizagem dentro de atividades de inclusão social, melhorando suas relações com o mundo, a família, a escola, a comunidade e consigo mesmo.

Para que isso aconteça serão desenvolvidas dinâmicas de trabalho com a equipe pedagógica, quinzenalmente. A primeiro momento, serão propostas dinâmicas em grupo, onde os alunos terão que desenvolver as atividades interagindo com os demais integrantes da sala. Após este momento, podem ser realizadas atividades de relaxamento, como a auto-massagem e sensibilização. Preparando desse modo o aluno para participar de atividades psicomotoras de recreação e a valorizar a efetividade e as regras de convivência.

Dentre as dinâmicas desenvolvidas estão a dinâmica do espelho, que tem por objetivo a valorização da própria imagem o respeito e o amor pelas suas qualidades e a crença no próprio valor e potencial, a dinâmica do ursinho, que é passado de um para o outro e cada um que o recebesse deveria fazer com ele alguma coisa, de acordo com a vontade. Ao final da dinâmica, os alunos e professores deveriam manifestar, com alguém do lado, o mesmo gesto que fizeram com o ursinho.

Além dessas atividades, seria passado algum filme estimulativo, como o filme “Desafiando Gigantes”, que tem conteúdo propício para o tema em questão.

Para promover a socialização das crianças das séries iniciais do ensino fundamental é necessário que o professor desenvolva um trabalho escolar planejando e desenvolvendo atividades, através de jogos e dinâmicas entre alunos, melhorando o relacionamento com os outros por meio de situações lúdicas, ensinando e aprendendo o respeito ás regras coletivas, o ponto de vista dos envolvidos, a resolução de conflitos através dôo diálogo, a colaboração e a participação.

Os jogos e brincadeiras aplicados em forma de dinâmica produzem um efeito muito positivo, os alunos prestam mais atenção e participam estimulando a criatividade, raciocínio lógico e a integração entre os participantes.

Além disso, tudo que foi citado, o educador ainda pode utilizar alguns meios para enriquecer a auto-estima como, por exemplo:

• Ser bons modelos, com boa auto-estima, alegres e entusiastas.

• Valorizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com