TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação da Empatia entre Acadêmicos

Por:   •  17/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  5.036 Palavras (21 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

FACULDADE MARTHA FALCÃO – WYDEN

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

ELISABETHE LIMA DE ARAÚJO

AVALIAÇÃO DA EMPATIA EM ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA DA FACULDADE MARTHA FALCÃO.

Manaus – AM

2019

ELISABETHE LIMA DE ARAÚJO

AVALIAÇÃO DA EMPATIA EM ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA DA FACULDADE MARTHA FALCÃO

.

Projeto de Pesquisa realizado como obtenção de nota parcial AP2, da disciplina Metodologia da Pesquisa em Psicologia, da Faculdade Martha Falcão - Wyden

Orientadora: Prof.ª Me. Julyane Ferreira Garcez

Manaus- AM

2019

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04

2. OBJETIVOS...........................................................................................................05

3. MÉTODO................................................................................................................05

4. JUSTIFICATIVA.....................................................................................................07

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.............................................................................07

  1. Empatia .......................................................................................................07
  2. Percepção das emoções............................................................................09

5.3 Os tipos de mensuração da Empatia.............................................................11

6. CRONOGRAMA.....................................................................................................12

7. ORÇAMENTO .......................................................................................................12

8. REFERÊNCIAS......................................................................................................13

APENDICES...............................................................................................................15

ANEXOS....................................................................................................................18

1.INTRODUÇÃO

A empatia é considerada uma habilidade relevante no que diz respeito à capacidade de se viver em sociedade. BARON-COREN E WHEELWRIGHT (2004) relataram que o termo “Empathy” foi criado por Tichner como tradução à palavra de origem germânica “Einfuhlung”, que por sua vez explicava a projeção em si mesmo de algo observado no meio externo. O conceito empatia tem sua origem vinculada também à terminologia grega “Empatheia” que significa “entrar no sentimento” (RODRIGUES & SILVA, 2012).

Por ser uma habilidade importante na atuação do psicólogo, faz-se importante identificar o nível de empatia dos futuros psicólogos, como forma de verificar a necessidade de desenvolvimento de tal habilidade. Nessa perspectiva, esforços têm sido realizados para construir escalas e questionários que avaliem a dimensão de empatia. Dentre eles destacam-se Índice de Reatividade Interpessoal de Davis (Interpersonal Reactivity Index, IRI) (LIMPO, ALVES E CASTRO, 2010) e o Inventário de Empatia (FALCONE et al., 2008, 2013).

É imprescindível considerarmos sobre a seriedade deste estudo durante o período que antecede à entrada no mercado de trabalho, onde o acadêmico começa a pensar sobre seu futuro posicionamento profissional e sobre a importância de apresentar um comportamento empático diante de suas relações.  

Este trabalho tem a como objetivo averiguar os níveis de empatia de futuros profissionais do curso de graduação em Psicologia, da Faculdade Martha Falcão. Além do mais, tem como objetivos específicos comparar os resultados dos alunos por semestre e observar as diferenças ou similaridades, reconhecendo mudanças nos níveis de empatia dos alunos com o passar dos semestres, e sua relação com o método formativo do curso.

Ao verificar a carência de pesquisas acadêmicas a respeito da empatia em estudantes do curso de Psicologia, nota-se a possibilidade de elaborar um projeto de pesquisa com foco no tema. Esta lacuna acadêmica possibilitou o projeto, considerando a importância em ressaltar a promoção do desenvolvimento do pensamento crítico em relação à empatia em acadêmicos de Psicologia. Além da grande importância para a área de Psicologia e em termos de elucidação para a dificuldade do desenvolvimento de habilidades empáticas entre os acadêmicos. Podemos destacar que a pesquisa propicia a propagação do tema, demostrando os critérios básicos para a seleção de amostras.

Sendo este o primeiro trabalho de pesquisa a tratar do tema, sobre Avaliação da empatia em acadêmicos de Psicologia dentro da instituição, acredita-se que possa estimular futuros alunos a se interessarem em explorá-lo, pois é fortemente presente no cotidiano da Faculdade Martha Falcão.

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Analisar a habilidade de empatia e a capacidade de percepção empática em suas relações dos acadêmicos do curso de Psicologia da Faculdade Martha Falcão.

2.2 Objetivos específicos

  • Elaborar um questionário para identificar o nível de empatia nos acadêmicos da Faculdade Martha Falcão.
  • Identificar o nível de empatia nos acadêmicos de Psicologia.
  • Indicar em qual gênero, seja no sexo feminino ou masculino, que a empatia pode ser observada.

3. MÉTODO

A pesquisa realizada será quantitativa e será feita por meio de um questionário com acadêmicos do curso de Psicologia da Faculdade Martha Falcão, situada em Manaus – Amazonas.

Amostra: 30% do total de alunos.

3.1. Delineamento do estudo

3.1.1. Participantes

O público alvo da pesquisa são jovens adultos de ambos os sexos, acadêmicos do curso de Psicologia da Faculdade Martha Falcão, cursando entre o Quinto e o Oitavo Período, do turno Noturno, no qual se extrairá do total de alunos, uma margem de 30% para aplicação do questionário. Através das respostas dadas pelos acadêmicos voluntários, obteremos os dados que responderão ao objetivo desse projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (232.8 Kb)   docx (40.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com