TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FALTA DE EMPATIA NO ATENDIMENTO HOSPITALAR

Por:   •  14/5/2015  •  Artigo  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  879 Visualizações

Página 1 de 2

ATENDIMENTO HOSPITALAR NO BRASIL

O atendimento de saúde no Brasil tem deixado de lado a principal qualidade para um funcionário na área de atendimento na saúde, a EMPATIA (capacidade psicológica para sentir o que sentiria outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo). 

 Atendimento hospitalar começa na porta com a equipe de ambulância, portaria, atendimento de recepção e em seguida, médico e de enfermagem. O paciente muitas vezes chega choroso, com dor, ou então, nervoso, não quer saber das regras ou normas da instituição, o que ele quer é ser atendido com um sorriso e com rapidez, quer que alguém se preocupe com ele e que resolva seu problema, temos diversos conflitos na área de atendimento hospitalar devido falta de preparo e falha de comunicação, a pessoa que trabalha com atendimento deve ser educada, saber respeitar, ter boa vontade, ser paciente e dinâmica, deve ter empatia “identificar-se” com o paciente para poder atendê-lo e acalmá-lo até que a equipe assistencial o encaminhe para a consulta com o médico, ter plena consciência de que as informações que está prestando são corretas e acima de tudo ter bom senso.

Já assisti inúmeras reportagens na TV com reclamação de usuário da saúde sobre atendimento, muitas falas são até chocantes e quase impossível de acreditar que um profissional tenha agido daquela forma, não podemos perder a paciência diante de fatos que fogem á nossa responsabilidade, o bom senso tem que ser usado, nossa vida pessoal não pode de forma alguma interferir na vida profissional. De nada adianta um Hospital bem decorado, com aparelhos modernos, com uma higienização impecável se o principal não está sendo feito, falta o atendimento humanizado e de qualidade. Somente quem já passou por um atendimento apressado e impessoal sabe como é desagradável lidar com profissionais que não demonstram empatia por seus problemas, isso se reflete em uma imagem negativa a respeito do profissional, do atendimento e até da empresa.

Os profissionais de atendimento precisam mudar seu modo de agir, os coordenadores e responsáveis precisam abrir seus olhos e treinar a postura de suas equipes diante de situações adversas para evitar situações desagradáveis.

O objetivo do bom atendimento é “cuidar do outro como você gostaria de ser cuidado”, toda equipe deve estar atenta para oferecer o melhor atendimento com gestos de carinho e respeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com