TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação psicomotora

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.979 Palavras (16 Páginas)  •  1.099 Visualizações

Página 1 de 16

AVALIAÇÃO PSICOMOTORA À LUZ DA PSICOLOGIA E DA PSICOPEDAGOGIA: UM ESTUDO DE CASO DE UMA CRIANÇA DE NOVE ANOS

Prof. Orientadora: Geórgia Ferreira Tavares Bueno

Filiação: ALFA- Faculdades Alves Farias            Acadêmica: Doralice Quitéria da Silva Neta

Filiação: ALFA- Faculdades Alves Farias           Acadêmico: Ruan Carlos Martins

  Filiação: ALFA- Faculdades Alves Farias    

Acadêmico: Sandra Moreira

Filiação: ALFA- Faculdades Alves Farias                          

RESUMO: O presente trabalho é um estudo de caso de uma criança do sexo masculino, de nove anos de idade, do 4ª ano do ensino fundamental da rede privada de educação, aqui denominada de D. que apresenta um comportamento reservado e “fechado” em sala de aula, não tem iniciativa para tirar duvidas e tem dificuldades para organizar as ideias nas respostas. Para a família D. é descrito como “inseguro”, “desmotivado” e “triste” acentuando-se a preocupação com as dificuldades em interpretar e redigir textos. Tomando esses comportamentos da criança como possível sintoma de perturbações do esquema corporal, o objetivo do estudo e avaliar se as causas podem estar associadas a inteligência ou a distúrbios a nível sensorial ou físico. 

PALAVRAS-CHAVE: Inseguro, Dificuldades para organizar as ideias nas respostas, Inseguro, Dificuldades em Interpretar redigir e textos.

INTRODUÇÃO:

Historicamente o termo "psicomotricidade" aparece a partir do discurso médico, mais precisamente neurológico, quando foi necessário, no início do século XIX, nomear as zonas do córtex cerebral situadas mais além das regiões motoras. As primeiras pesquisas que dão origem ao campo psicomotor correspondem a um enfoque eminentemente neurológico.    No século XX a psicomotricidade se estabelece como prática independente. Perguntas relativas à contribuição das emoções e dos inúmeros tipos de sensações no desenvolvimento corporal começam a suscitar interrogações sobre a forma de se pensar a psicomotricidade. O desenvolvimento da consciência corporal, da reflexão e da criatividade, além do pleno desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor constituem alguns dos objetivos da psicomotricidade que, se alcançados, possibilitarão adultos sadios e felizes. Portanto, o trabalho psicomotor irá ajudar na estruturação da personalidade da criança, já que ela pode expressar melhor seus desejos, elaborar suas fantasias, desenvolver suas necessidades e trabalhar suas dificuldades.

A Sociedade Brasileira de Psicomotricidade define a Psicomotricidade  como “ a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto”.

A avaliação psicomotora é um importante instrumento para o reconhecimento precoce de uma dificuldade, para verificar o grau de maturidade psicomotora da criança, além de detectar sinais das discrepâncias evolutivas de muitas crianças em situação de aprendizagem na escola.

Os principais objetivos da avaliação psicomotora são:

  1. Avaliar as realizações e habilidades psicomotoras da criança e não só as desadaptações que interferem na aprendizagem escolar;
  2. Verificar a possibilidade motora (habilidade motora), a maturidade neurológica, levando em conta o equipamento neurofisiológico de base;
  3. Verificar a possibilidade motora (habilidade motora), a maturidade neurológica,
  4. levando em conta o equipamento neurofisiológico de base;
  5. Verificar a possibilidade motora (habilidade motora), a maturidade neurológica, levando em conta o equipamento neurofisiológico de base;
  6. Verificar o nível de reflexão cognitiva, uma vez que muitas funções da inteligência têm uma relação estreita com a psicomotricidade;
  7. Detectar o estilo motor, considerar os elementos da motricidade que definem a execução do ato motor, ou seja, a maneira de estar e de executar de cada criança, levando em conta as diferentes modalidades de integração afetivo-emocional;
  8.  Traçar o perfil de dificuldades que servirá de base para estabelecer um plano de orientação terapêutica, isto é, estabelecer estratégias para uma educação e reeducação mais adequadas (Oliveira, 2008, p.28)

O estudo foi realizado por meio do uso dos seguintes instrumentos de coleta de dados: Anamnese com a Mãe da criança: com a finalidade de obter um conjunto de informações sobre a historia de vida da criança e suas principais dificuldades;                              Entrevista com a criança: onde foram feitas diversas provas com a finalidade observar como esta o Esquema corporal, a Coordenação e Equilíbrio, Lateralidade, Estruturação Espacial e Orientação Temporal da criança.                                     Entrevista com a professora: Para descobrir como é a criança em sala de aula.

Justificativa:

A importância do exame psicomotor é comprovada por profissionais como psicólogos, psicopedagogos, neurologistas que o consideram um instrumento valioso para detectar e medir a qualidade de alguns processos psíquicos que estão na origem de diversos comportamentos.  A maior contribuição deste instrumento de avaliação é fornecer pistas para detectar e identificar crianças com dificuldades psicomotoras que estejam sendo prejudicadas em suas habilidades corporais e, consequentemente, em seu relacionamento efetivo com o meio.

Na infância, o papel da psicomotricidade é de fundamental importância para o desenvolvimento e aprendizagem da criança e envolve: aspectos emocionais, motores e cognitivos. Ninguém tem desenvolvimento psicomotor perfeito, todos somos dotados de habilidades e facilidades, mas também de dificuldades a serem superadas, essa é a grande riqueza da diversidade. Atualmente, algumas das dificuldades que as crianças apresentam, são frutos da vida urbana que “facilita” demais a vida de seus habitantes, por exemplo, subir e descer sem alternar passos, por meio de escadas rolantes e elevadores, mas que “dificulta” o desenvolvimento psicomotor, daí a importância de estudos adaptado a essa realidade, que poderá servir de base para futuras pesquisas sobre essa temática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (191.2 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com