TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Axiologia

Trabalho Escolar: Axiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  1.926 Palavras (8 Páginas)  •  1.025 Visualizações

Página 1 de 8

AXIOLOGIA

Em grego, o substantivo axia significa "preço", "valor" de alguma coisa", "que tem valor de","digno de","justo". na antiguidade grega, além da referência ao preço,o tempo dizia respeito, por exemplo, a "um homem de valor",no sentido de ter coragem ou de ser digno de estima. Ainda que, com maior frequência, a axiologia seja relacionada aos valores éticos,seu campo se estende também aos valores estéticos e políticos, além de outros,tais como valores econômicos,vitais,lógicos,religiosos, de utilidade e assim por diante.Se os valores estão na base de todas as nossas ações, é inevitável reconhecer sua importância na práxis educativa. No entanto, os valores transmitidos pela sociedade nem sempre são claramente tematizados, e até mesmo muitos educadores não baseiam sua prática em uma reflexão mais atenta a respeito. A educação se tornará mais coerente e eficaz se fomos capazes de explicitar esses valores,ou seja, se desenvolvemos um trabalho reflexivo que esclareça as bases axiológicas da educação.

A TEORIA DOS VALORES

O ser humano é capaz de transformar a natureza conforme suas necessidades existenciais,por meio de uma ação intencional e planificada. Ao estabelecer as suas prioridades, escolhe os meios e os fins da ação a partir de valores. Estamos sempre fazendo juízos de valor,quando as pessoas e as coisas provocam em nós atração ou repulsa,quando julgamos que algo é bom ou mau, belo ou feio,se é útil, e assim por diante. Mas o que saão valores? Segundo o filósofo Garcia Morente,os valores não são, no sentido em que dizemos que as coisas são: " Os valores não são, mas valem. uma coisa é valor e outra coisa é ser. Quando dizemos de algo que vale, naõ dizemos nada do seu ser,mas dizemos que não é diferente. Não permanecemos indiferente diante dos seres que constituem o nosso mundo famlia ou aquele que ns é estranho, aos quais atribuímos valores bipolarizados: bom e mau,verdadeiro e falso, belo e feio,generoso e mesquinho,sublime e ridículo, entre outros. Ainda mais,os valores não "impregnam" as coisa,mas dependem do esforço humano de valorização. O ato de valorar é uma tarefa humana e coletiva que nunca termina.

O QUE É MORAL

A moral é o conjunto de regras de conduta adotado pelos indivíduos de um grupo social com a finalidade de organizar as relações interpessoais segundo os valores do bem e do mal. Essa defnição está incompleta, porque ser moral não significa receber passsivamente as regras do grupomas aceitá-las ou recusá-las livre e conscientemente. O educador Reboul diz que " todo professor é professor de moral, ainda que o ignore". Por isso é bom que se reconheça o importante papel desempenhado por ele a formação dos jovens. A dificuldade da educação ética encontra-se na dupla face da moral, constituída pelos aspctos socal e pessoal, polos contraditórios,mas inseparáveis. sabemos que a educação para a liberdade começa cedo e cada etapa do crescimento tem características próprias. Chegando à idade adulta, estaríamos prontos para nos tornarmos seres morais. o que não significa que isso aconteça defato,pois como diz Reboul,"toda educação comporta um risco de malogro". Segundo os teóricos da pedagogia construtivista a construção da vida moral acontece à medida que a criança desenvolver a inteligência e a afetividade, tornando-se capaz de perceber racionalmente o mundo por meio da abstração e da crítica, ao mesmo tempo que, pela solidariedade e pela reciprocidade, ultrapassa o egocentrismo infantil. A aprendizagem da vida moral não é espontânea nem resulta de um automatismo.

APRENDER A SER LIVRE

A discussão sobre a liberdade humana é fundamental para compreender a vida moral. Quando estabelecemos a priorização dos valores, a liberdade de toda ação. Educação e liberdade são inseparáveis, já que a liberdade não é algo que nos é dado,mas umma conquista humana. E o que é liberdade? Há quem parta o do princípio de que o ser humano não é fato livre, tantos são os constrangimentos a que acha submetido desde o nascimento, o que tornaria a liberdade uma ilusão. " a liberdade de cada um é limitada pela liberdade dos demais", formula mais do que conhecida nas sociedades muito mais do que conhecida nas sociedades muito competitivas,como as de economia capitalista, já que no mundo do " salve-se-quem-puder" a coperação não costuma ser tônica das relações entre pessoas e grupos. Ser livre é ser incausado,isto é,o ato humano não se encontra determinado por causa alguma exterior à sua vontade. Em oposição, ser determinista é admitir que todo ato é causado. Segundo as teorias deterministas,à semelhança das coisas e dos animais, o indivíuo sofre constrangimentos externos e internos, o que confere a seus atos apenas a ilusão de livre escolha. Admitimos inicialmente que o ser humano,por viver em certo contexto,sofre múltiplas determinações, mas,como é também um ser consciente, ao tomar conhecimento deses determinismos e dos obstáculos a ele antepostos, é capaz de agis sobre a realidade,tranformando-a. A liberdade não é,pois, uma dádiva, mas uma tarefa de construção a partir da deterministas, à semelhança das coisas e dos animais, o indivíduo sofre constrangimentos externos e internos, o que confere a seus atos apenas a ilusão de livre escolha. Admitimos inicialmente que o o ser humano, por viver em certo contexto, sofre mútiplas determinações, mas como é também um ser cosciente, ao tomar conhecimento desses determinismos e dos obstáculos a ele antepostos,é capaz de agir sobre a realidade,transformando-a. A liberdade não é, pois, uma dádiva, mas uma tarefa de construção a partir da situação dada e de condições históricas concretas. Enfim não é tarefa fácil conquistar a autonomia. Arendemos a ser livres lentamete,superando nosso egoísmo e comodismo, enfrentando os conflitos de valores sempre inevitáveis, até que, na adolescência, estejamos mais próximos de exercício da liberdade. Georges Gusdorf nos adverte que " A liberdade adolescente é uma adolescência da liberdade, uma liberdade de aspiração (...) A juventude é o tempo da aprendizagem da liberdade".

PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO MORAL

Se onsideramos o que já discutimos sobre a ação moral, será preciso reconhecer que essa orientação é de certo modo heterenômica, por desconsiderar a possibilidade de o indivíduo criticar ou mdar valores,á que eles são postos como eternos e imutáveis. outra proposta, que remonta ao filósofo Aristósteles e até hoje tem muits adeptos,é de educação moral como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com