TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOGRAFIA DO CHRISTIAN VON FREICHERR Ehrenfels

Tese: BIOGRAFIA DO CHRISTIAN VON FREICHERR Ehrenfels. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/2/2014  •  Tese  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  1.019 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO:

A gestalt surgiu em oposição ao atomismo , que compreende o todo através das partes,ou seja eles tinham a percepção da imagem através de seus elementos. Já a gestalt afirma que nós temos a percepção da imagem através do todo, quando vimos a imagem não, se leva em conta todos os elementos, mais a forma que esses elementos unidos constrói.

BIOGRAFIA DE CHRISTIAN FREIHERR VON EHRENFELS:

Psicólogo e filósofo de origem austríaca, Christian Freiherr von Ehrenfels nasceu a 20 de junho de 1859, em Rodaun, e morreu em 8 de setembro de 1932, em Lichtenau. Estudou na Universidade de Viena e licenciou-se em Filosofia no ano de 1888. Em 1896 foi viver para Praga, trabalhando como professor até 1929. Ehrenfels destacou-se na história da Psicologia por ter sido um dos pioneiros da teoria da Gestalt. O autor utiliza o termo Gestalt para se referir a um complexo conjunto de dados que necessitavam de mais do que a experiência sensorial e imediata para serem percebidos. Dito de outro modo, Ehrenfels defendia que para haver apreensão de um objeto seria necessário que todos os seus componentes fossem percebidos como um todo.

O psicanalista Fritz Perls desenvolveu, sob influências da obra de Sartre e de Nietzsche, a "gestalt-terapia", segundo a qual "a pessoa não é um paciente, mas um cliente".

O psicólogo austríaco Cristian von Ehrenfels apresentou esses critérios pela primeira vez em 1890, na Universidade de Graz.

Mas o verdadeiro pai da Gestalt foi Max Wertheimer, ele era um psicólogo de origem tcheca. Era músico.( aprendeu a tocar VIOLINO, PIANO ,CONTRA-BAIXO, FLAUTA, e ETC ) Inicialmente estudou Direito, mas optou pela Psicologia. Passou a parte inicial de sua vida acadêmica entre Praga, Berlim e Viena.

Fez diversas leituras nos campos da psicologia, musica filosofia, historia arte sociologia. Estudou Fenomenologia.( estudo dos fenômenos, que aparecem diante de nossos sentidos ) Acompanhado por W. Köhler e por Kurt Koffka. Desenvolveram a Escola de Berlin de Psicologia da Gestalt.

Seu principal, livro, Productive Thinking, foi editado em 1945, após a sua morte em 1943.

CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

• Conceito da palavra GESTALT:

É uma palavra de origem alemã, que não tem tradução exata para português, seu significado mais próximo é “FORMA” “FIGURA”.

• Para que serve a GESTALT ?

O mundo visual é tão complexo que o cérebro humanos desenvolveu estratégias para lidar com a confusão. Nossa mente procura sempre a solução mais simples para um problema. Uma das maneiras pela qual nossa cabeça faz isto é elaborando um conceito , ou uma ordem através da formação de grupos de itens que possuem uma característica em comum.

Estes mesmos conceitos que formam os grupos podem ser revertidos para desagrupar os itens afim de torná-los únicos. Essa é a base para a criação da variedade, que dá interesse a uma imagem.

• Psicologia da GESTALT:

Por volta de 1870, alguns estudiosos alemães começaram a pesquisar a percepção humana, principalmente a visão. Para alcançar este fim, eles se valiam especialmente de obras de arte, ao tentar compreender como se atingia certos efeitos pictóricos. Estas pesquisas deram origem à Psicologia da Gestalt ou Psicologia da Boa Forma.

Esta doutrina traz em si a concepção de que não se pode conhecer o todo através das partes, e sim as partes por meio do conjunto. Este tem suas próprias leis, que coordenam seus elementos. Só assim o cérebro percebe, interpreta e incorpora uma imagem ou uma idéia.

• Conceitos de supersoma e transponibilidade:

A gestalt trabalha com dois conceitos: supersoma e transponibilidade.

Supersoma : não se pode ter conhecimento do "todo" por meio de suas partes, pois o todo é maior que a soma de suas partes:

O olho humano percebe um objeto como um inteiro antes de perceber suas partes individuais.

Transponibilidade: independentemente dos elementos que compõem determinado objeto, a forma é que sobressai.

Por exemplo as letras R, O, S e A não constituem apenas uma palavra em nossas mentes: “(...) evocam a imagem da flor, seu cheiro e simbolismo - propriedades não exatamente relacionadas às letras”.

• Sete fundamentos da GESTALT :

Essas leis ou fundamentos é o celebro buscando uma forma de compreender, ou seja, os elementos são agrupados de acordo com as características que possuem entre sí , como :

• Segregação – Ato ou efeito de” separar ”ou “ desassociar ” formas , imagens etc.

• Semelhança - ato ou efeito de “juntar “ imagens ou formas parecidas . Os semelhantes se agrupam entre sí .

• Unificação-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com