TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bahaviorismo E Gestalt

Trabalho Universitário: Bahaviorismo E Gestalt. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

BEHAVIORISMO

Behaviorismo é o estudo dos comportamentos, portanto traz como finalidade o por que certos comportamento são estimulados para cada situação vivida de uma certa pessoa. Exatamente quais são as respostas que damos aos estímulos a qual somos expostos.

O termo Behaviorismo foi primeiramente defendido por John B.Watson no ano de 1913,o termo em inglês behavior significa”comportamento” assim dando ao behaviorismo o titulo de teoria comportamental.

Hoje comportamento não tem mais os mesmos significados como no inicio de seus estudos compreende-se entretanto que comportamento não é uma ação isolada , ele depende da interação do que se faz no ambiente que a ação esta sendo presenciada , no caso o ambiente vem a ser o “estimulo” , e a ação por conseqüência sua “resposta”.

Um dos mais importantes sucessores de John B.Watson foi Skinner , que nomeou seus estudos behavioristas como behaviorismo radical termo defendido por ele em 1945, a base de seus estudos foi o comportamento operante conceito que retrocede do comportamento reflexo ou respondente que chamamos de involuntários que são estimulados por ações antecedentes no mesmo ambiente.

Um grande exemplo visto nas aulas de Behaviorismo foi o vídeo que nos foi apresentado de um comercial da volkswagen em Stockholm que nos traz claramente que o nosso comportamento depende dos estímulos que nos são dados em conjunto com o ambiente neles presenciados.

No Behaviorismo temos eventos conseqüentes que são o reforçamento e a punição e eventos reforçadores são aqueles que aumentam o estimulo que as respostas produziram, já os eventos reforçadores são os que diminuem as freqüências das respostas estimuladas. A água,o alimento e o afeto são denominados reforços primários, já os reforçadores generalizados ou secundários como o dinheiro e aprovação social reforçam o cenário comportamental. No processo negativo dois reforçadores são bem conhecidos a esquiva e a fuga. A esquiva por exemplo:é um processo que antecede a ação,a fuga vem a ser a “prevenção”do estimulo que esta por vir.

Temos no behaviorismo um estimulo de extrema importância em nosso cotidiano escolar que é o estimulo de generalização que por sua vez é um estimulo que já tem controle de suas respostas. Ele nos ajuda principalmente em nosso dia a dia pois o aprendizado que temos na escola é estimulado em ações cotidianas como por exemplo: se temos conhecimento em matemática saberemos dar e receber troco,em português saberemos escrever cartas para entes queridos entre outros.Portanto conclui-se que o behaviorismo esta mais presente em nossas ações cotidianas do que pensamos pois ele nada mais é que a resposta que damos a todos os tipos de estímulos que nos são dados diariamente.

GESTALT

A “formula” fundamental da teoria da Gestalt poderia ser expresso da seguinte maneira: existem totalidades, cujo comportamento não é determinado pelos seus elementos individuais, mas nos quais os processos parciais são eles mesmos determinados pela natureza intrínseca do todo” (Max Wertheimer).

A Gestalt surgiu na Alemanha no final do século XIX, ficou conhecida como psicologia das formas, Gestalt é um termo Alemão, sem uma tradução exata para o português, o que mais se aproxima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com