TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases Neurais, Mecanismo Biológicos, 3 Tipos De Cognitivas

Trabalho Universitário: Bases Neurais, Mecanismo Biológicos, 3 Tipos De Cognitivas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 2

Bases Neurais

a) Habituação: A habituação consiste na diminuição de uma resposta referente a um estímulo novo, em outras palavras, vamos nos acostumando aos novos estímulos e em certo momento passamos a ignora-los. É por isso que não percebemos normalmente o barulho da rua. Mas a habituação não acontece somente nos seres humanos, ela ocorre em todos os animais.

Ex. Os bebês quando ver um rosto pela primeira vez tem uma fixação maior que vai diminuir conforme observar este objeto ou rosto outras vezes. Por isso que não ouvimos o tic tac do relógio, o cantar de um pássaro, etc.

b) Sensitização: A sensitização é o oposto da habituação, consistindo assim, na elevação da resposta provocada pela estimulação verifica-se frequentemente quando são utilizados estímulos fortes, isto é, uma maior intensidade da resposta a certo estimula devida a outro estimulo geralmente intenso.

Mecanismos Biológicos

a) Estímulos desencadeadores: São estímulos adquiridos e permitem aos animais reconhecer objetos e indivíduos importantes para sua sobrevivência quando encontram pela primeira vez.

Ex. a águia reconhece sua presa a longos de distâncias apenas com seu olhar, de longe ela alcança seu alvo em cheio com sucesso.

b) Padrões fixos: São estímulos adquiridos e são espécies de circuitos complexos capazes de dirigir e sincronizar os movimentos coordenados de músculos diferentes para realizar uma tarefa.

Ex. o pingüim protege seu ovo, o estimulo provoca uma resposta para mantê-lo aquecido para preservar sua espécie. Eles são estimulados normalmente por se próprio.

c) Impulso ou motivação: Podem ser estímulos adquiridos ou inatos.

Ex. Todos nascem com eles, e são habilidades que são ativados e desativados em seu momento apropriado.

d) Aprendizagem pré-programada: São estímulos inatos, os animas estão concebidos para aprender habilidades corretas de forma especificas para determinar momentos de sua vida.

Ex. A galinha com sua ninhada, quando se sente ameaçada pelo gavião ela abre suas assas para proteger seus ovos ou filhotes.

3º Tipos de Cognitiva (cognitiva, psicomotora e afetiva)

a) Aprendizagem cognitiva: Refere-se ás estruturas mentais (pensamentos).

b) Aprendizagem psicomotora: Refere-se ás estruturas musculares (ação).

c) Aprendizagem afetiva: Refere-se ás estruturas emocionais ( dor, prazer, satisfação e descontentamento).

Uma não se separa da outra, nem deve assim ser compreendida, quando realizamos uma conduta intencionalmente focada mas pra uma do que pra outra desse aspectos os outros podem ser afetados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com