TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos geológicos para selecionar o tipo de base mais adequado

Pesquisas Acadêmicas: Estudos geológicos para selecionar o tipo de base mais adequado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.934 Palavras (12 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – FATECS

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

COMPONENTE CURRICULAR: GEOTECNIA I

DIOGO MATHEUS FERRERIA LOPES (RA: 21259186)

ANDERSON JOHANNSEN (RA: 21258987)

CECÍLIA LIRA (RA: 21258960)

FHILIPE CAIXETA (RA: 21259294)

ANA BEATRIZ (RA: 21258960)

SONDAGEM A TRADO

RETIRADA DE AMOSTRA INDEFORMADA

SPT

RELATÓRIO Nº 1

BRASÍLIA, 2014

DIOGO MATHEUS FERRERIA LOPES (RA: 21259186)

ANDERSON JOHANNSEN (RA: 21258987)

CECÍLIA LIRA (RA: 21258960)

FHILIPE CAIXETA (RA: 21259294)

ANA BEATRIZ (RA: 21258960)

SONDAGEM A TRADO

RETIRADA DE AMOSTRA INDEFORMADA

SPT

RELATÓRIO Nº 1

Relatório apresentado como Conceito de Avaliação

Parcial em Geotecnia I.

Prof.: Maruska Nascimento.

BRASÍLIA,2014

RESUMO

Desde tempos remotos, o Homem serve-se do solo como elemento de suporte das fundações. Os métodos empíricos, baseados nos conhecimentos adquiridos ao longo dos tempos sobre o comportamento dos solos, mostram uma forte preocupação na busca de soluções adequadas para as fundações. Estes métodos de exploração do subsolo têm vindo a evoluir, chegando-se, nos dias de hoje, a técnicas mais modernas.

O solo, as fundações e a super-estrutura de uma edificação formam um conjunto, que deve ser encarado como um todo. Para se obter uma obra estável, é muito importante fazer-se um reconhecimento do subsolo, visto que será este elemento que terá que suportar a carga da obra projetada. A capacidade de carga de um solo e a deformabilidade das suas camadas não são constantes, uma vez que dependem do efeito das cargas externas impostas ao solo. Quando tais deformações forem diferenciais ao longo das fundações, serão introduzidas tensões de grande intensidade, que poderão provocar o colapso do solo, bem como inclinações e assentamentos significativos ao conjunto estrutural.

Em virtude da dificuldade de se prever a distribuição real das tensões no terreno, é importante realizar-se um conjunto de estudos geotécnicos, de forma a tentar identificar os materiais que constituem o subsolo em questão. Caso não seja feito um bom programa de investigações de campo, o que acontece na maioria dos casos, frustam-se as premissas de baixo custo (Economia) para a realização das obras.

Deste modo, o resultado das sondagens, faculta a escolha pelo tipo de fundação mais adequado, e pelas exigências do seu dimensionamento ou, até mesmo, pela necessidade de estudos geológicos mais aprofundados.

ÍNDICE

Introdução

Sondagem a Trado

Revisão Teórica

Metodologia de Ensaio

Resultados

Análise de Dados

Retirada de Amostra Indeformada

Revisão Teórica

Metodologia de Ensaio

Resultados

Análise de Dados

SPT

Revisão Teórica

Metodologia de Ensaio

Resultados

Análise de Dados

Discussão

Considerações Finais

Bibliografia

1 INTRODUÇÃO

Tais ensaios laboratoriais foram realizados com a finalidade exclusiva de um conhecimento, tão perfeito quanto possível, das condições do subsolo. Ou seja, no reconhecimento da disposição, natureza e a espessura das suas camadas, assim como suas características, levando em consideração o problema observado. Indicando a prospecção do subsolo e amostragem ao longo do seu perfil.

Para tanto, a escolha do método e da técnica utilizadas na investigação devem ser em função das dimensões e finalidades da obra, das características do terreno, dos dados disponíveis de investigações anteriores e da observação do comportamento de estruturas próximas.

2 SONDAGEM A TRADO

2.1 REVISÃO TEÓRICA

Sondagem a Trado é um método de investigação que utiliza a trado como instrumento de coleta, que é um tipo de amostrador de solo, de baixa e média resistência, constituído por lâminas cortantes, que podem ser compostas por duas peças, de forma convexa (trado concha) ou única, de forma helicoidal. A Sondagem a Trado é uma perfuração manual de pequeno diâmetro e sua finalidade é a coleta de amostras deformadas para a execução de ensaios de laboratório.

As sondagens são procedimentos de engenharia que têm por escopo a obtenção de informações de superfície de uma área na terra, ou na água. A coleta de amostras da Sondagem a Trado é feita a cada metro de avanço ou quando ocorre mudança do tipo de material perfurado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com