TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da Educação - Behaviorismo - Psicanálise, Gestalt e Humanismo

Por:   •  15/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  1.994 Visualizações

Página 1 de 2

Com base nos estudos da Unidade 2, nas abordagens teóricas do Behaviorismo, Psicanálise, Gestalt e Humanismo, faça um quadro ou tabela contendo uma descrição das possibilidades e limitações de cada abordagem no contexto escolar, de forma resumida e com suas palavras.

Possibilidades Limitações

Behaviorismo Levando em consideração que o objeto de estudo do Behaviorismo é o comportamento, observamos que as consequências são determinantes para a definição desse comportamento. Baseado neste contexto podemos afirmar que os estímulos (estímulo-resposta) gerados no ambiente escolar deverão gerar um conjunto determinado de comportamentos, que são previsíveis pelo agrupamento de estímulos utilizados, fazendo com que o professor possa determinar a melhor forma de abordagem para que os alunos alcancem os objetivos propostos.

Omissão de componentes sensoriais no processo de aprendizagem.

Psicanálise O inconsciente é o objeto de estudo, onde estão os elementos instintivos que nunca foram conscientes e que são acessíveis a consciência. Na educação, contribui com o resgate da afetividade ao trabalhar com conceitos como transferência (aluno transfere ao professor sentimentos), contratransferência (professor transmite ao aluno sentimentos) e desejo (de aprender do aluno). Ao passo que a transferência de sentimentos pode ser positiva, estra troca também pode fundamentada com sentimentos negativos, culminando a rejeição.

Humanismo Se preocupa em humanizar o ambiente escolar, com a linha de pensamento que a aprendizagem deveria estar centralizada no aluno, porque ele não é apenas um organismo biológico, é um indivíduo que possui sentimentos, desejos, necessidades, pensamentos, o que o torna capaz de fazer mudanças internas. O professor deve manter o ambiente com estímulos ao aprendizado, o aluno é livre para utilizar originalidade, criatividade. O professor não tem um repertório de ensino, o humanismo tem como característica básica que o professor tenha a habilidade de compreender-se e compreender o outro. Os métodos de ensino passam a ter pouca importância e o foco se volta a relação professor-aluno.

Gestalt Tendo como objeto de estudo a percepção, a Gesltat analisa as sensações provocadas no ser humano, indo além do que os olhos veem. Neste contexto a aprendizagem não se realiza por ensaio e erro, mas sim por insight, que se refere a um momento, quando há um “estalo”, de repente que se compreende algum assunto. Isso faz com que o indivíduo aprenda ou compreenda, pois a compreensão e o aprendizado são resultado das experiências e da forma como se recebe estímulos. O aprendizado é considerado um processo global. A forma como se percebe determinado tema influencia no comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com