TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens teóricas do Behaviorismo, Psicanálise, Gestalt e Humanismo

Por:   •  11/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 2

Planejamento, Plano de Ensino e Plano de Aula.

Questão 1:

O texto de Fusari (1998) nos ajuda a refletir a respeito da importância e concepção do planejamento de ensino e da formalização dos planos de ensino e de aula no contexto da educação básica. Em nosso ofício como professor (da Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental), trabalharemos com planejamento, plano de ensino, plano de aula. Defina estes três termos e apresente a relação entre eles. (Organize esta resposta nas linhas a seguir).

Planejamento: o planejamento como um meio para facilitar e viabilizar

a democratização do ensino. Pode-se, pois, afirmar que o planejamento do ensino é o processo de pensar, de forma "radical", "rigorosa" e "de conjunto", os problemas da educação escolar, no processo ensino-aprendizagem. é o processo que envolve "a atuação concreta dos educadores no cotidiano do seu trabalho pedagógico, envolvendo todas as suas ações e situações, o tempo todo, envolvendo a permanente interação entre os educadores e entre os próprios educandos".

Plano de Ensino: o plano de ensino é um momento de documentação do processo educacional escolar como um todo. Plano de ensino é, pois, um documento elaborado pelo(s) docente(s). O plano de ensino deve ser percebido como um instrumento orientador do trabalho docente, tendo-se a certeza e a clareza de que a competência pedagógico-política do educador escolar deve ser mais abrangente do que aquilo que está registrado no seu plano. Também aqui vale reforçar que faz parte da competência teórica do professor, e dos

seus compromissos com a democratização do ensino, a tarefa cotidiana de preparar suas aulas, o que implica ter claro, também, quem é seu aluno, o que pretende com o conteúdo, como inicia rotineiramente suas aulas, como as conduz e se existe a preocupação com uma síntese final do dia ou dos quarenta ou cinqüenta minutos vivenciados durante a hora-aula. A aula, no contexto da educação escolar, é uma síntese curricular que concretiza, efetiva, constrói o processo de ensinar e aprender.

Plano de Aula:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com