TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DAS ABORDAGENS TEÓRICAS: BEHAVIORISMO, PSICANÁLISE, GESTALT E HUMANISMO

Por:   •  3/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  2.925 Visualizações

Página 1 de 3

Instituição: Claretiano - Centro Universitário
Curso: Computação, Licenciatura
Disciplina: Psicologia da Educação  
Profª : Jaqueline Belga Marques

 

 

POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DAS ABORDAGENS TEÓRICAS:  BEHAVIORISMO, PSICANÁLISE, GESTALT E HUMANISMO

 

 

 

 

 

Nome: Milton De Souza Dias

Matricula: 8049480  

  

Possibilidades 

Limitações

BEHAVIORISMO/NEOBEHAVIORISMO

Desenvolve um comportamento com base na observação dos estímulos e analise dos fatos chamado de reflexo condicionado, por meio de respostas emocionais (positivas ou negativas), e fisiológicas involuntárias ou reativas.

 

É a necessidade do reforço positivo quanto o negativo ocorrerem na presença de mudança de comportamento do indivíduo e também pela necessidade do estimulo para que se obtenha uma resposta. Por fim, os devidos fatores conscientes (percepção, atenção, memória, intencionalidade). 

PSICANÁLISE

Em busca de uma investigação com intuito de conhecer e compreender a dimensão profunda do psiquismo humano, ou seja, o inconsciente a psicanálise e uma escola que reúne um conjunto de conhecimento acerca da vida psíquica daquilo que é manifestado pelo comportamento oculto. Tendo como referencial na educação as transferências positivas e negativas. O método in-

terpretativo, buscando o significado oculto do que é manifesto por meio de ações ou palavras, ou, ainda, por meio dos sonhos, dos delírios e dos atos falhos. 

Se um aluno, por alguma razão consciente ou não, não se sente à vontade com determinado professor, não conseguindo autorizá-lo a ensinar-lhe algo, ou se não gosta do seu jeito, da sua postura ou da sua voz, haverá, certamente, dificuldades em aprender conteúdos que emanem desse professor, ainda que eles possam parecer interessantes ou necessários.

 

O aluno pode ter transferido algo negativo para a figura desse professor, que passou a ocupar um lugar de recusa na sua psique, um

lugar que nunca foi da pessoa real do professor, mas que, por alguma razão, passou a ocupar em virtude da transferência do aluno.

 

 

 

 

Possibilidades 

Limitações 

HUMANISMO

No caso da escola, o professor não ensina, mas cria situações e condições para que os alunos aprendam, considerando o homem num constante processo de atualização. Desse modo, não há ser humano superior ou inferior, ou seja, todos somos iguais. Tendo assim as melhores condições de humanização dentro do contexto escolar. Enfatizando que há uma aprendizagem mais significativa diante de situações que são percebidas como problemáticas. É

importante entrar em contato com os problemas importantes de sua vida ou contexto, de forma que ele possa aprender a distingui-los e a pensar em como podem resolvê-los. A criação de um ambiente que estimule o aluno a manter-se motivado pela a aula e pela aprendizagem da disciplina. 

 

Não há métodos a serem ensinados ao educador ou fixados como uma fórmula para se guiar.  Para isso o professor deve ser detentor de certos conhecimentos e aptidões (ser simpático, saber se relacionar, saber ouvir, ser paciente etc.), para criar a sua própria forma de ensinar. 

GESTALT 

Sendo esta, uma das tendências mais coerentes e coesas da história da Psicologia, pois preocupava-se com a construção de uma base metodológica forte, assim como uma consistência teórica.

Por meio dos nossos órgãos dos sentidos podemos e processarmos informações como forma ou configurações, levando a percepção humana muito além daquilo que os olhos podem veem, através dos elementos sensoriais com base no estudo dos comportamentos. Onde um campo de força que nos ajuda a definir as imagens captadas em nossa percepção em busca da boa forma. 

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (90.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com