TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo, Psicanálise, Gestalt e Humanismo Possibilidades e limitações

Por:   •  1/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  12.870 Visualizações

Página 1 de 2

 

ATIVIDADE

DE

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Behaviorismo, Psicanálise, Gestalt e Humanismo

Possibilidades e limitações.

Discente: MIRIAM ELISANGELA GUERREIRO DA VARA

RA: 1186197

Pólo: Pelotas

Tutor: Keiko Maly Garcia Davila Bacarji.

Possibilidades

Limitações

BEHAVIORISMO/

NEOBEHAVIORISMO

Nessa perspectiva a observação comportamental seria essencial no contexto escolar. Seria possível para o professor, moldar o aluno estimulando e reforçando comportamentos desejáveis e reprimindo e punindo comportamentos indesejáveis. Neste sentido a repetição mecânica deveria ser incentivada levando a memorização e ao aprendizado.

Essa concepção limita-se apenas a observação comportamental, sendo assim, ficam deixadas de lado as questões individuais de cada aluno como a vontade, a consciência, a inteligência, o sentimento, as emoções, etc.

PSICANÁLISE

Nessa concepção, existe uma ligação afetiva entre aluno e professor, assim sendo o aluno que gostar de seu professor confiará em seus conhecimentos e será mais cooperativo aprendendo melhor. Neste sentido há transmissão de conhecimento de forma mais humana e menos técnica.

Nessa concepção o papel do aluno e do professor é baseado em laços afetivos e no inconsciente individual. Assim sendo se o aluno não possuir um afeto positivo pelo professor, terá dificuldades de aprendizagem e se o professor, mesmo inconscientemente, não possuir afeto positivo pelo aluno, terá dificuldade para ensiná-lo.

HUMANISMO

Nessa abordagem o aluno deve ser livre para expressar seus sentimentos estabelecendo uma aprendizagem voltada à autonomia, originalidade, criatividade e a autoiniciativa na busca de conhecimento.

Na abordagem humanista não seria possível desenvolver junto ao professor estratégias de ensino e os métodos teriam pouca importância.

GESTALT

Nessa abordagem, a percepção deve ser levada em consideração, o cérebro humano seria dinâmico e usaria todas suas funções ao mesmo tempo. Neste sentido o aluno teria um melhor aprendizado usando sua percepção visual ou espacial.

As principais limitações dessa abordagem é que se limitando a percepção visual ou espacial, poderia perder-se a capacidade de explorar outras perspectivas, de limitar-se a um desenvolvimento pouco criativo e carente de uma visão mais ampla do todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (153 Kb)   docx (888.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com