TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BEHAVIORISMO, PSICANÁLISE, GESTALT E HUMANISMO

Por:   •  17/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  1.926 Visualizações

Página 1 de 2

CLARENTIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

PORTFÓLIO 01- BEHAVIORISMO, PSICANÁLISE, GESTALT E HUMANISMO

POUSO ALEGRE – MG

2018

Possibilidades

Limitações

BEHAVIORISMO

Destina para uma alteração do comportamento dos elementos envolvidos no processo de aprendizagem, onde a mudança nos professores e nos alunos poderia melhorar a aprendizagem.

O modelo E-R (estímulo – resposta), estímulo dado e a resposta obtida, ocorrendo, então, a análise do fato.

Reflexo condicionado.

Condição de um reforço tanto positivo, quanto negativo.

Condição do comportamento aprendido

PSICANÁLISE

É importante que o professor entenda que o lugar que ocupa em relação aos seus alunos não é, apenas, o daquele que ensina. A dinâmica de transferência atua de modo simbólico, permitindo relações não perceptíveis, mas tão profundas a ponto de possibilitar ou não a aprendizagem.

O amor e o ódio irmanam-se nas relações desses dois personagens do processo pedagógico. Um aluno pode por algum motivo consciente ou não, não se sentir bem com algum professor e vice-versa.

HUMANISMO

Ao professor cabe criar um ambiente que estimule o aluno a manter-se motivado a aprender. Deve ser sincero se não gostar de algo, sendo sempre verdadeiro diante do aluno. Os alunos teriam, então, livre expressão de seus sentimentos a respeito dos assuntos abordados.

Na abordagem do Humanismo não é possível desenvolver junto ao professor estratégias e métodos de ensino e isso não teria importância.

GESTALT

A utilização dos conceitos Gestalt, obedece a regras de percepção sensoriais comuns a maioria das pessoas, conforme a sua faixa etária. Essas são percepções baseadas em sua maioria nos aspectos fisiológicos, independente de influências externas como papel social, econômico ou cultural. A sua utilização na aprendizagem seria válida em disciplinas que envolvam a percepção visual ou espacial de formas ou objetos.

Aplicando à educação, é necessário ensinar conceitos globais que contribuam para o desenvolvimento do intelecto geral, antes de lhes mostrar os detalhes, porque quando os pormenores são ensinados primeiro, nem sempre os alunos conseguem compreender o verdadeiro significado do que aprenderam. Neste sentido, os conteúdos devem ser apresentados de forma integrada e não isolada.

E-REFERÊNCIAS

Sites pesquisados

DESENVOLVIMENTO, Psicologia do. A gestalt aplicada à educação das crianças. 13 DE ABRIL DE 2011. Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com