TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Breve Respostas sobre Elesabeth Von R

Por:   •  9/10/2021  •  Resenha  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

Como Freud caracteriza e descreve o mecanismo de defesa da conversão histérica no caso Elizabeth.

Em dois momentos Elizabeth cria os mecanismos de defesa, O primeiro deles diz respeito a rua relação com o pai e a morte do mesmo; nesse momento Elizabeth era a sua fiel cuidadora e teve que escolher entre seus anseios amorosos e os cuidados com o Pai, sendo assim escolheu o primeiro. O segundo diz respeito a morte precoce da irmã e seus sentimentos pelo cunhado; nesse momento Elizabeth teve que suprimir seus sentimentos pois eles não eram aceitos e também indevidos.

A partir da teoria psicanalítica como podemos entender o aparecimento das primeiras dores de Elizabeth? O que elas representavam no aparelho psíquico? *

As primeiras dores de Elizabeth surgiram no momento em que cuidava de seu pai, foi a primeira vez que teve um sintoma histérico, uma dor num lugar definido da coxa direita. Era um momento em que o círculo de ideias de Elizabeth aos deveres para com seu pai entraram em conflito com o então conteúdo da sua ânsia erótica. Sob vivas autorrecriminações, ela se decidiu pelo cuidado para com o pai, criando com isso a dor histérica. Freud disse, que segundo a concepção que a teoria histeria sugeria, o processo psíquico seria descrito da seguinte forma: Elizabeth reprimiu de sua consciência a ideia erótica e converteu a grandeza afetiva desta em sensação de dor somática.

Como podemos situar e também conceituar em Freud a resistência a partir desse caso? Cite um exemplo de resistência neste caso. *

Freud mencionou a resistência pela primeira vez antes de dar início a citação da terceira etapa do tratamento. Disse que durante esse difícil trabalho começou a atribuir uma significação mais profunda à resistência que Elizabeth (a doente), mostrava na reprodução de suas lembranças e a reunir com cuidado as ocasiões em que ela se traía de modo particularmente evidente.

Então para Freud, resistência poderia ser classificada como uma força psíquica que impediria o ressurgimento da experiencia ou fato recalcado para o inconsciente.

Um exemplo de resistência que pode ser atribuído ao caso de Elizabeth seria a dificuldade da mesma em assumir que mesmo antes da morta da irmã ela já tinha sentimentos pelo cunhado.

No sintoma podemos reconhecer traços da ideia traumática recalcada? Se sim, como você observa isto no caso Elizabeth? 

Os traços de ideia recalcada podem ser vistos da seguinte forma, quando Elizabeth denunciou a consciência o intenso amor que sentia pelo cunhado foi logo entregue ao recalque pelos próprios sentimentos revoltados.

Elizabeth adoeceu com graves sintomas histéricos, mas os esqueceu. Só os relembrou durante o tratamento, um dos momentos pode ser descrito quando ela lembra do que sentiu no leito de morte de sua irmã, a ideia de que o cunhado agora estava livre e naquele momento poderia outra vez se tornar sua mulher.

Como o grupo avalia as interpretações e intervenções de Freud (como psicoterapeuta) no caso de Elizabeth? Quais seriam os pontos negativos e positivos encontrados?

Freud fez o possível para dar o tratamento correto a paciente e também a cura, ele usou dos meios possíveis, abandonou métodos, criou novos, incitou a paciente para que ela esgotasse tudo aquilo que poderia lhe causar os sintomas. Como ponto negativo poderíamos citar a dificuldade de Freud com a hipnose, ele descobriu que não dominava esse método e o abandonou; e como ponto positivo podemos citar a insistência de Freud em dar solução ao caso da paciente, esgotando todas as suas aflições e as possibilidades de sua vida futur. Em relação ao futuro dela, ambos chegaram à conclusão de que ela estava curada. Portanto, no texto não fica claro se a ideia de que o cunhado estaria livre novamente e ela poderia ser a sua esposa foi dita diretamente da paciente e se dita, não foi investigado mais a fundo para serem consideradas todas as possibilidades. Segundo a filha de Elisabeth, a mãe se lembra de Freud como o médico que tentou convencê-la que ela estava apaixonada pelo cunhado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com