TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bullying Na Escola

Pesquisas Acadêmicas: Bullying Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 2

Bullying no ambiente escolar

Introdução

O Bullying é a pratica de atos violentos, intencionais e repetidos contra uma pessoa que muitas vezes não consegue se defender e não entender os motivos daquela agressão gratuita, que causam danos físicos e psicológicos.

O termo vem do Inglês (bully) que significa tirano, brutal. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. Na maioria das vezes essa violência é praticada por um ou mais indivíduos, como o objetivo de intimidar ou agredir a vítima.

Sendo assim a pesquisa tem por objetivo verificar se há ou não interferência do fenômeno bullying no processo ensino-aprendizagem em escolas públicas do 3° ao 5° ano e analisar a existência do fenômeno nestas escolas.

A primeira parte desse projeto apresentará a problemática da pesquisa, bem como, os objetivos. Seguidamente esse estudo apresentará discussões sobre o fenômeno bullying e dados revelados por pesquisas. Por fim, a delimitação da pesquisa e metodologia utilizada.

A pesquisa contará ainda com anexos, contendo questionários para os alunos, professores, diretores e familiares.

Objetivo

Investigar o fenômeno bullying e as possíveis interferências deste no processo educacional.

Questionar os conflitos que envolvem as práticas relacionadas ao fenômeno.

Interpretar as possíveis consequências e se essas podem vir ou não causar algum dano no processo ensino-aprendizagem.

Metodologia

Analisar primeiramente a realidade escolar, pois dessa forma, será possível investigar a veracidade dos questionamentos levantados pela pesquisa. É importante, ainda, ressaltar que, esse fenômeno se dá por evidências relatadas em fatos reais, ou seja, nas experiências dos envolvidos para com este.

Dessa maneira, por meio de levantamento quantitativo de dados, irá se interpretar por meio de questionários, que serão entregues aos gestores escolares, alunos e familiares, em escolas públicas.

Justificativa

A prática do Bullying, tornou-se algo comum entre crianças e jovens.

O projeto visa investigar se há interferência deste, no processo ensino-aprendizagem, por meio da pesquisa científica, se procede tal questionamento. Segundo pesquisadores que estudam o fenômeno, sabe-se que na maior parte dos casos, atos velados e discretos como: olhares, imagens depreciativas, comentários maldosos e até a violência física, circunstâncias estas, podem colocar a vítima em situações constrangedoras diante de outras pessoas.

Nos últimos anos este fenômeno que é tema de discursões e estudos, diante disto, através desta pesquisa, pretende-se investigar juntamente com a comunidade escolar e familiares, se tal fenômeno interfere ou não de alguma forma no processo de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com