TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERIZAÇÃO DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS: TRADICIONAL E NOVA

Por:   •  14/11/2020  •  Dissertação  •  1.510 Palavras (7 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

Diante do atual cenário mundial, onde todas as populações estão sofrendo com o impacto da pandemia do século e das aulas remotas emergenciais, há-se a necessidade de evidenciar e caracterizar os modelos de ensino vigentes.

Isso exposto, este trabalho tem como foco elucidar os padrões do ensino da pedagogia tradicional, seu surgimento, suas contribuições, normas, critérios de avaliação e como a mesma perdura na escola contemporânea.

Outrossim, ansiamos expor os principais pontos da pedagogia nova, a razão de sua criação, seus projetos, a forma de apresentação de conteúdo e a nova relação professor-aluno no ambiente educacional. Ainda, apresentamos exemplos de como esta pedagogia é efetuada na atualidade. Ambas as pedagogias são expostas através de grandes pedagogos e filósofos como Aranha, Mizukami e Saviani.

2. PEDAGOGIA TRADICIONAL

A escola tradicional é definida pela conjuntura de eventos e transformações pedagógicas que ocorreram entre os séculos XVI e XX, visados em favorecer a classe burguesa vigente, decorrente do renascimento e das revoluções industriais I e II. A institucionalização da escola, na Idade Moderna, deu-se com objetivo de ser “[...] uma agência centrada no professor, o qual transmite, segundo uma lógica, o acervo cultural aos alunos.” (SAVIANI, 1984, p.6). Nesse modelo, cabia ao aluno receber o conhecimento e fixa-lo através de leituras e escritas repetitivas para, em seguida, atestar sua capacidade em reproduzir o conteúdo, através de avaliações que valorizavam a memória.

Uma das principais características da pedagogia tradicional é o uso de penalizações, através de castigos e humilhações públicas, para disciplinar os alunos considerados desobedientes. A ideologia criada no século XVI que define o bom aluno como aluno quieto, receptor de conhecimento e acatador de regras ainda persiste nos dias atuais, gerando impactos na formação do ser social. Tais normas foram criadas no intuito de “[...] se preocupar mais com a variedade e quantidade de noções/conceitos/informações que com a formação do pensamento reflexivo.” (MIZUKAMI, 1986, p.14). Pois, assim, o professor seria capaz de homogeneizar o pensamento, ignorando os questionamentos pessoais dos alunos.

De acordo com Mocarzel e Vieira (2016), o modelo de avaliação da escola tradicional que designava o sucesso do aluno por meio de exames perdura até a atualidade, sendo os vestibulares a grande representação do sistema educacional brasileiro. Em ambas as épocas, os exames são feitos através de testes escritos, avaliando a capacidade cognitiva dos alunos em associar o conhecimento recebido com as indagações realizadas pelos avaliadores. Dessa maneira, a aptidão do aluno em assimilar, memorizar e raciocinar são os quesitos necessários para o que o discente seja aprovado e possa passar para uma nova etapa de sua vida estudantil.

Conforme o tempo, os resultados da escola tradicional começaram a ser negativos, visto que a maioria dos alunos não chegavam a se graduar e, entre aqueles que se graduavam, boa parte não conseguia se adequar à sociedade, marginalizando mais ainda a faculdade intelectual. Diante disso, os pedagogos e psicólogos do século XX encontraram nas críticas negativas um espaço para a criação uma nova política de educação: a Pedagogia Nova.

3. PEDAGOGIA NOVA

Tratando-se da Pedagogia Nova, inserida na crescente industrialização da sociedade e originada no final do século XIX , é uma “típica representante da pedagogia liberal” (ARRUDA, 2001, p.168) em que, devido ao contexto de surgimento, a ampliação da rede escolar é bem-vinda; preparar o povo para o novo garantindo a esperança da mobilidade social é agora papel dessa nova forma de ensino. Com o objetivo de reformular a educação, visto que essa não parecia mais se encaixar no mundo ao qual estava estabelecida, a tradicional pedagogia da essência é substituída pela da existência, em que o indivíduo passa a ser reconhecido como único e seus problemas encarados de forma individual.

Segundo Aranha, o aluno se torna o núcleo do aprendizado (pedocentrismo), tendo suas necessidades atendidas e sendo estimulado conforme a visão da criança deixa de ser a de um “pequeno adulto”. Essa, por consequência, se torna uma das principais características da nova forma de se pensar a educação; nela o professor tem como papel estimular e ajudar no despertar da curiosidade do estudante, atendendo suas necessidades e não lhe podando a espontaneidade, tratando com importância o psicológico infantil.

Nessa nova forma de pedagogia, a abstração do conteúdo se dava de maneira diferenciada, o professor apenas conduziria o aluno e esse aprenderia através da compreensão, da abstração de suas próprias experiências. Com isso, aprender fazendo se torna um dos princípios da escola nova, onde o corpo passa a ser valorizado por meio de atividades físicas; os programas e horários são centrados nas demandas individuais e pesquisas, jogos e experiências passam a ser estimulados. Saindo do centro do processo de aprendizagem e tornando-se apenas uma de suas etapas, a avaliação “não visa apenas os aspectos intelectuais, mas também as atitudes e aquisição de habilidades” (ARANHA, 2001, p. 168). Afrouxam-se as rígidas normas e são estimuladas discussões a fim de preparar a autonomia da criança e fazê-los entender a necessidade de normas coletivas.

Ainda, “a pedagogia nova começa, pois, por efetuar a crítica da pedagogia tradicional” (SAVIANI, 1984, p. 07) relacionada a sua forma de interpretar, pensar e implantar educação. Nessa nova teoria, o marginalizado assim o é por ser rejeitado; o trabalho com os “anormais” ganha maior atenção tendo em vista a valorização da individualidade e a descoberta acerca das diferenças existentes entre os homens, com isso, a anormalidade se torna apenas uma diferença, algo normal. Seria papel da educação corrigir a marginalidade (sendo os marginalizados aqueles anormais) na medida em que os indivíduos seriam educados para mútua aceitação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com