TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro Universitário Projeção Curso: Psicologia

Por:   •  20/4/2021  •  Dissertação  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1] 

 

 

 

 

 

 

 

Centro Universitário Projeção

Curso: Psicologia

 1º Semestre/2021

Março/2021

 

 

Professor: Iran Lima Aragão Filho  

Aluno: David Richard Rodrigues Frade matrícula: 202118334  

 

 

 

 

Psicologia Ciência e

Profissão 

 

A leitura do código de ética do profissional de psicologia e de extrema importância pois traz um Norte para a nossa pratica.

        O código se apresenta muito bem descrito com linguagem simples e clara, trazendo a composição de sociedade e profissional sendo o terceiro código escrito, entrou em vigência 27 de agosto de 2005, justamente no dia do psicólogo.

Estruturado em:

  • Apresentação
  • Princípios Fundamentais (I ao VII)
  • Das Responsabilidades do Psicólogo (Art. 1º ao 20º)
  • Disposições Gerais (Art. 21º ao 25º)

Percebemos claramente as normas éticas e responsabilidades com o seu paciente e sociedade como um todo, ate mesmo uma corresponsabilidade de imagem da categoria que o mesmo representa.

O código de ética deixa a indicação que tem como um dos principais pelares a Declaração Universal dos Direitos Humanos posto pela (ONU), pautando o respeito ao sujeito humano e seus direitos fundamentais, trazendo na primeira linha dos princípios fundamentais orientando o psicólogo basear seu trabalho no respeito e promoção da liberdade, dignidade, igualdade e integridade do ser humano. Cito também como uma das principais responsabilidade do psicólogo na sua carreira o sigilo de informações do paciente e de suas intimidades, também de grupos e organizações. O código de Ética traz explicitamente a importância da contribuição para a eliminação de quaisquer formas de negligencia, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, sempre levando em consideração as relações de poder descrito no item VII dos princípios fundamentais.

Continuando a leitura das Responsabilidades do Psicólogo, no Art. 1º onde encontramos os deveres fundamentais do psicólogo, composto por 12 alíneas que traz diretrizes para guiar o profissional, determinando ações obrigatórias ao psicólogo como conhecer, divulgar, cumprir e fazer cumprir o código de ética, não assumir atividades que não esteja capacitando tanto pessoal como tecnicamente, prestar serviços psicológico de qualidade em condições de trabalho dignas, prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou emergência dentre outros de se segue nas alíneas subsequentes. Com descrições mais completas nos Art. seguintes até a conclusão do código de ética colocando detalhes sobre os deveres e responsabilidades do psicólogo.

Site Conselho Federal de Psicologia

Navegando pelo site do Conselho Federal de Psicologia entendemos sua máxima importância, que rege nossa profissão, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) tendo ele como órgão Supremo dos conselhos regionais com jurisdição em todo o território nacional, atualmente existe 23 conselhos Regionais, onde todos os órgãos juntos tornam-se o sistema de conselho.

As atribuições do Conselho Federal são como principais:

Elaborar seu Regimento, aprovar regimentos organizados pelos conselhos regionais, orientar, disciplinar o exercício da profissão de psicólogo, expedir exigências ao cumprimento das leis em vigor, definir nos termos legais o limite de competência do exercício profissional, elaborar e aprovar o código de ética profissional do psicólogo, tratado anteriormente, funcionar como Tribunal Superior de ética profissional e também como órgão consultivo em matéria de psicologia, dentre muitas outras atribuições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com