TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO CURSO DE PSICOLOGIA

Por:   •  25/11/2018  •  Seminário  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO
CURSO DE PSICOLOGIA

Camila Sousa de Freitas – SPGR 002797

Catarine Araujo – SP167998

Danielli Nunes Vieira – SPGR003335

Giulia Paspaltzis – SPGR002591

Karina Graziele Martins da Silva – SPGR003812

Thalita Stefano Rodrigues – SPGR003393


TEORIA PSICOTERÁPICA FENOMENOLÓGICA-EXISTENCIAL
ANÁLISE DO FILME “A CHEGADA”

São Paulo
2018

Camila Sousa de Freitas – SPGR 002797

Catarine Araujo – SP167998

Danielli Nunes Vieira – SPGR003335

Giulia Paspaltzis – SPGR002591

Karina Graziele Martins da Silva – SPGR003812

Thalita Stefano Rodrigues – SPGR003393


TEORIA PSICOTERÁPICA FENOMENOLÓGICA-EXISTENCIAL
ANÁLISE DO FILME “A CHEGADA”

Trabalho apresentado ao Curso de Psicologia do Centro Universitário São Camilo como requisição parcial para obtenção de nota processual da disciplina "Teoria Psicoterápica Fenomenológica Existencial” ministrada pelo Prof. Luciano Esposito.

São Paulo
2018


  1. QUESTÃO

A partir do filme “A Chegada”, o que Heidegger quer dizer por “não é o homem que fala a linguagem, mas a linguagem que vos fala”.


  1. ANÁLISE

Segundo Heidegger, a linguagem para o ser humano possui uma característica que o destaca dos demais seres, fazendo deste um ser social e que possui integração e relacionamento.

O teórico sugere que para compreendermos a linguagem e nada além dela, onde se faz necessária a exploração da fala para compreensão da linguagem.

O falar do homem não é apenas uma de suas inúmeras capacidades, mas é algo que marca o ser humano de forma profunda, a capacidade do falar nos distingue dos demais seres da natureza e nos faz sermos verdadeiramente homens. “O ser humano não seria homem se lhe fosse recusado falar necessariamente” (HEIDEGGER, 2003, p.191).

O falar, é um fenômeno intersubjetivo. Heidegger define o falar como a articulação da compreensão do ser-no-mundo com seu sentimento de situação, uma característica da existência humana que, lançada ao mundo, está submetida às injunções e necessidades dos fatos.

Para o teórico, a essência reside em sua existência, modos de ser cada vez possíveis para o ente. O homem, não é um somente um ser em meio a outros seres, ele e as coisas formam a totalidade do mundo, ele exerce um papel no sentido de estar “dentro de”, já que este é a própria possibilidade da existência humana, para Heidegger, o falar é um processo simultâneo entre estar-no-mundo e de compreensão, ou seja, falar é existir.

Fazendo uma análise com o filme, mostra o quanto a linguagem falada expressa e exterioriza a ideia interior de cada um. O objetivo dos óvnis na terra é unir os povos usando a linguagem, o diálogo. Os extraterrestres conseguem compreender o que lhe é escrito e falado, porém, não são compreendidos da mesma forma por não haver fala em suas demonstrações de linguagem, no entanto, a quietude na linguagem representada por símbolos não deixa de evocar alguma mensagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com