TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO A TCC PERCEBE A DEPRESSÃO

Por:   •  23/11/2020  •  Seminário  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

COMO A TCC PERCEBE A DEPRESSÃO

    A depressão é uma doença que vem incapacitando as pessoas no mundo inteiro, onde pessoas param de trabalhar, deixam de lado sua vida social, deixam de dormir e até mesmo de comer. Depressão se tornou um caso de saúde pública pelo fato de produzir um impacto negativo tanto na vida da pessoa que possui a doença quanto de toda sua família. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, mais de 300 milhões de pessoas de todas as faixas etárias sofrem com a depressão no mundo todo e também pontuou que mais de 800 mil pessoas cometem suicídio a cada ano.

    Sugere-se que a TCC desenvolvida por Aaron Beck seja abordagem terapêutica por excelência no tratamento dos transtornos depressivos (WAINER, PERGHER ; PICCOLOTO, 2003). A TCC ajuda o paciente a reconhecer padrões de pensamentos inadequados e comportamentos disfuncionais. Para Beck (1979/1997): “Uma variedade de estratégias cognitivas e comportamentais são utilizadas na Terapia Cognitiva. As técnicas visam delinear e testar as concepções errôneas específicas e pressuposições mal-adaptativas do paciente.

    Quando falamos em TCC e tratamento, precisamos abordar sobre a tríade cognitiva, a mesma possui três padrões cognitivos que vai induzir o paciente a considerar a si mesmo, a visão que o paciente tem dos outros e do mundo e também do futuro. O primeiro componente ira em torno da visão negativa de si próprio; o segundo está relacionado ao paciente interpretar suas experiências atuais de uma forma negativa, ou seja, ele vê o mundo colocando obstáculos sobre ele; e o terceiro componente consiste na visão negativa do futuro, quando ela antecipa o sofrimento.

    No tratamento a TCC de início vai trabalhar no sentindo de devolver ao paciente sua flexibilidade através da análise das suas cognições, assim com o intuito de promover a mudança de suas emoções e comportamentos. O tratamento é um processo de readaptação dos pensamentos automáticos e crenas disfuncionais, importante ressaltar que não atua apenas no problema imediato do paciente, mas tem o objetivo de que através da reestrutura cognitiva que o paciente consiga processar e responder de forma funcional, ou seja, a TCC promove correções e assim readaptando os sentimentos e atitudes.

Referências:

Beck, A.; Rush, A.J.; Shaw, B.F. e Emery, G.(1979/1997) – Terapia cognitiva da depressão. Porto Alegre (RS). Artes Médicas.

WAINER, R.; PERGHER, G.; PICCOLOTO, N. Terapia cognitivo-comportamental das depressões. In: CAMINHA, R. et al. Psicoterapias cognitivo- -comportamentais: teoria e prática. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. p. 61-85.

MATOS1, Ana Cristina Santana. Terapia cognitivo-comportamental da depressão: relato de caso. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, Salvador, v. 12, n. 7, p. 512-519, dez. 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com