TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE PSICANALISE

Casos: CONCEITO DE PSICANALISE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/1/2015  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 5

A psicanalise foi criada por Sigmund Freud um médico especializado em neurologia. Freud ousava em colocar os processos misteriosos do psiquismo suas regiões obscuras como as fantasias, sonhos, esquecimentos a interioridade do homem como problema científicos a investigação sistemática desses problemas assim levou Freud a criação da psicanalise. O Termo psicanalise é usado para se referir a uma teoria a um método de investigação e uma pratica profissional.

Em quanto teoria caracteriza por um conjunto de conhecimento sistematizado sobre o funcionamento da vida psíquica.

Freud publicou uma extensa obra durante toda sua vida relatando suas descobertas e formulando leis gerais sobre as estruturas e funcionamento da psique humana. Compreender a psicanalise significa percorrer novamente o trajeto pessoal de Freud desde a o origem dessa ciência e durante a grande parte do desenvolvimento. A relação entre autor e obra torna-se mais significante quando sua produção foi baseada em experiências pessoais transcrita com rigor em varias de suas obras como a interpretação de sonhos e a psicopatologia da vida cotidiana dentre outras.

Freud distinguiu três níveis de consciência em sua inicial divisão topográfica da mente:

Consciente: Diz respeito a capacidade de ter percepção dos sentimentos, pensamentos, lembranças e fantasias do momento.

Pré-consciente: Relaciona-se aos conteúdos que podem facilmente chegar à consciência.

Inconsciente: Refere-se ao material não disponível a consciência do individuo.

Sendo assim a psicanalise é o método de tratamento de diversos transtornos mentais.

Os processos psíquicos são em sua imensa maioria inconscientes, a consciência não é mais do uma fração de nossa vida psíquica total.

Os processos psíquicos inconscientes são dominados por nossas tendências sexuais.

O Pai da psicanalise buscou explicar a vida humana pessoal e individual, mas também publica e social, recorrendo a essas tendências sexuais a que chamou de libido. Assim Freud designou a energia sexual de maneira mais geral e indeterminada. Em suas primeiras manifestações, a libido liga-se a outras funções: no bebê que mama, o ato de sugar o seio materno provoca outro prazer além de obter alimento e esse prazer passa a ser buscado por si mesmo.

A ideia do complexo de édipo foi desenvolvida por Freud e a considerou a pedra fundamental na psicanalise. Ele se baseou na sua experiência clinica, na sua autoanalise e chega a conclusão que há um período no desenvolvimento da criança os meninos querem a mãe só

para eles e as meninas querem só o pai.

Por isso, a psicanalise compreende as grandes manifestações da psique como conflito entre as tendências sexuais ou libido e as fórmulas morais e limitações sociais impostas ao individuo. Esses conflitos geram os sonhos que seriam segundo a interpretação freudiana, as expressões deformadas ou simbólicas de desejos reprimidos. A psicanalise que através da convenção trata as doenças mentais a partir da interpretação desses fenômenos levando a paciente a identificar as origens de seu problema, o que se pode ser o primeiro passo para a cura. Um dos fenômenos que ocorre durante a terapia psicanalítica é a transferência dos sentimentos de amor e ódio do paciente para o seu analista.

Freud expos uma divisão da mente humana em três partes:

O id é o reservatório inconsciente das pulsões, as quais estão sempre ativas. Regido pelo princípio do prazer, o id exige satisfação imediata desses impulsos, sem levar em conta a possibilidade de consequências indesejáveis.

O ego funciona principalmente a nível consciente e pré-consciente, embora também contenha elementos inconscientes, pois evoluiu do id. Regido pelo princípio da realidade, o ego cuida dos impulsos do id, tão logo encontre a circunstância adequada. Desejos inadequados não são satisfeitos, mas reprimidos.

Apenas parcialmente consciente, o superego serve como um censor das funções do ego (contendo os ideais do indivíduo derivados dos valores familiares e sociais), sendo a fonte dos sentimentos de culpa e medo de punição.

Também os Mecanismos de defesa do ego: estratégias inconscientes que a pessoa usa para reduzir a tensão e a ansiedade, fruto dos conflitos entre o id, o ego e o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com