TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM

Artigo: CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/7/2013  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 3

CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM

Os princípios metodológicos de sua prática educativa são norteados pelo respeito ao educando (FREIRE, 1976). Freqüentemente, estudantes do ensino médio apresentam dificuldades na compreensão dos fenômenos físicos e químicos nos níveis microscópico e simbólico. Isso ocorre devido ao nível de abstração que envolve tais ciências e ao fato dos pensamentos destes alunos serem essencialmente baseados em informações sensoriais (Lin et al, citado por Balen e Netz, 2005; Wu et. al., 2001).

Essas elaborações mentais são construídas à medida que o indivíduo se situa no

mundo em que vive, ou seja, são resultados de suas experiências do cotidiano (Lin et al

citados por Balen e Netz, 2005). As dificuldades de compreensão dos fenômenos, principalmente no nível microscópico, levam os alunos a apresentarem concepções diversas das aceitas pela comunidade científica.

Visando propiciar a evolução das concepções dos estudantes, novas metodologias têm sido empregadas no âmbito educacional. O uso da informática neste processo tem se destacado. Esquembre citado por Balen e Netz (2005) aponta o uso de ferramentas de modelagem e simulação computacional como auxilio aos estudantes na compreensão e aprendizagem dos conceitos que descrevem os processos físicos e químicos, pois permite que explorem os modelos propostos e ressalta que o detalhamento microscópico e simbólico dos modelos é facilitado com tais ferramentas

A denominação “concepção pedagógica tradicional” ou “pedagogia tradicional” foi introduzida no final do século XIX com o advento do movimento renovador que, para marcar a novidade das propostas que começaram a ser veiculadas, classificaram como “tradicional” a concepção até então dominante. Assim, a expressão “concepção tradicional” subsume correntes pedagógicas que se formularam desde a Antigüidade, tendo em comum uma visão filosófica essencialista de homem e uma visão pedagógica centrada no educador (professor), no adulto, no intelecto, nos conteúdos cognitivos transmitidos pelo professor aos alunos, na disciplina, na memorização (SAVIANI, 2007).

Um grande exemplo está relacionado a uma disciplina rígida, sendo claro e específico o papel do professor (explicar) e o papel do aluno (memorizar), o que mostra que o ensino atual precisa passar por profundas mudanças, onde há uma necessidade da expanção de ambos os papéis, tanto do aluno como do professor.

O comportamentalismo é a teoria que diz que o comportamento se deve explicar através de experiências observáveis e não por processos mentais. O comportamento é qualquer coisa que se faça e possa ser observada diretamente. Sendo os processos mentais ou pensamentos, motivos e sentimentos, estes não devem ser objeto de estudo pela psicologia, pois não são diretamente observáveis. Esta teoria pode ser vista na área educacional pois há uma influência do “meio” psicológico no aprendizado dos alunos que vai desde como expressar uma informação imposta até o modo de agir, formando assim um comportamento voluntário.

Para Mizukami (2003), a filosofia que norteia toda concepção humanista de ensino é a democracia, ou seja, o aluno passa a ser responsável pelos seus próprios atos. É essa uma das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com