TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHECENDO MELHOR A PSICOLOGIA EM ÂMBITO PROFISSIONAL

Por:   •  9/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.562 Palavras (7 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE PITÁGORAS– DIVINÓPOLIS

NÚCLEO DE ENSINO PRESENCIAL

Curso de Graduação em Psicologia

BIANCA APARECIDA MARÇAL, BRUNA MARRA SILVA, ERICA QUADROS SILVA, GLENDA RIBEIRO MENDES, INDIARA CAMILA DE OLIVEIRA, INGRID MACHADO DE OLIVEIRA, LARISSA MENEZES CORREA, RUTH SARA DA SILVA PINTO, SAMARA DE JESUS BARCELOS, RENATA SOUZA SALES, THAÍS TAVARES MACIEL.

CONHECENDO MELHOR A PSICOLOGIA EM ÂMBITO PROFISSIONAL

DIVINÓPOLIS
2017


BIANCA APARECIDA MARÇAL, BRUNA MARRA SILVA, ERICA QUADROS SILVA, GLENDA RIBEIRO MENDES, INDIARA CAMILA DE OLIVEIRA, INGRID MACHADO DE OLIVEIRA, LARISSA MENEZES CORREA, RUTH SARA DA SILVA PINTO, SAMARA DE JESUS BARCELOS, RENATA SOUZA SALES, THAÍS TAVARES MACIEL.

CONHECENDO MELHOR A PSICOLOGIA EM ÂMBITO PROFISSIONAL

        

Trabalho apresentado no curso de Graduação de Psicologia na Faculdade Pitágoras.

Orientadora: Ana Fernanda

DIVINÓPOLIS
2017

RESUMO

O primeiro estudo foi feito por meio on-line, através de leituras. Essa pesquisa gerou interesse de ir diretamente ao profissional entrevistá-lo, para obter respostas particularmente vividas por ele em seu trabalho. E através desse questionamento adquirir melhor compreensão sobre a psicologia como profissão.

 


SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2- OBJETIVOS.............................................................................................................4
2.1-OBJETIVOS GERAIS............................................................................................4
2.2- OBJETIVOS ESPECIFÍCOS.................................................................................4
3-METODOLOGIA.......................................................................................................5
4-DESENVOLVIMENTO..............................................................................................6
4.1-QUESTIONÁRIO....................................................................................................8
5-CONCLUSÃO...........................................................................................................9
6-REFERÊNCIAS.......................................................................................................10

INTRODUÇÃO

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, tais como: Sensação, percepção, emoção, aprendizagem, inteligência e etc. Inicialmente, a história da psicologia se confundiu com a filosofia, pois sua etimologia deriva de alma + razão. Sócrates, Platão e Aristóteles deram origem aos primeiros conceitos da investigação da alma humana.

Para Sócrates tudo se baseava na razão. Já Platão como seu discípulo concluiu que a razão se ligava ao corpo, mas não diretamente a alma. Enquanto Aristóteles idealizava que o corpo está diretamente ligado a alma. René Descartes acreditava que o corpo era apenas um mecanismo que recebia ordens da mente ou alma.

No final do século XIX a psicologia foi distanciada da filosofia e da fisiologia, dando origem a Psicologia Moderna. A partir daí a psicologia se torna ciência, obtendo expansão no conhecimento objetivo e em fatos empíricos. Sendo também um elo entre as ciências sociais.

A psicologia se ramificou em diferentes áreas de atuação e uma delas é a psicologia clínica, que é foco em nosso trabalho. Ela trata pessoas com transtornos mentais e manifestações psíquicas, desde crianças a idosos. E dentro desse ramo da psicologia ainda existe um leque com várias maneiras como o profissional pode executar seu trabalho. Como explicar a divergência, no sentido de retorno financeiro, ser feliz com a profissão, apoio familiar e outras, entre profissionais da mesma área de atuação e com a mesma abordagem teórica?

        

OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

        Elaborar um questionário com as próprias dúvidas de cada integrante do grupo, para analisar e conhecer psicólogos clínicos, e as divergências na abordagem de cada um no decorrer da profissão.

2.2 Objetivos Específicos

        Descrever e conhecer o comportamento e a percepção de psicólogos clínicos, de acordo com questões de: como decidiu seguir essa profissão, suas experiências profissionais, sua abordagem teórica, o retorno financeiro, entre outras. Totalizando um total de dez perguntas, mais algumas curiosidades que temos em relação a profissão e ao curso de psicologia.


METODOLOGIA

Realizamos o trabalho acadêmico de forma grupal, somando um total de onze integrantes. Tivemos como base pesquisas via Internet, porém apesar do vasto leque de informações surgiu a necessidade de ampliar as formas de conhecimento. Foi feito então, um levantamento de dúvidas pessoais de cada integrantes do grupo a respeito da profissão psicólogo. As mais relevantes formaram um questionário, em forma de entrevista, levado até o profissional da especialidade clínica da psicologia. Tal entrevista tinha como conteúdo indagações sobre retorno financeiro, relatos de supostas dificuldades, inserção no mercado de trabalho, tempo em atividade profissional.

Todo contexto das pesquisas e posterior entrevista foi movido inteiramente para enriquecimento de nosso conhecimento como iniciantes da psicologia. Ou seja, o mais importante era que ficássemos mais a par da nossa futura profissão.

Como complemento para apresentação dos resultados obtidos, foi feito um vídeo arte caseiro contendo meios de animação e descontração para melhor entendimento. Nele há uma sequência de desenhos seguidos de áudios sobre os relatos dos profissionais entrevistados.

DESENVOLVIMENTO

‘’Os primeiros pensadores a se envolver com questões relacionadas à psicologia foram os filósofos gregos clássicos, por volta de 200 anos A.C. Nos séculos seguintes a filosofia ocupou-se dos assuntos "da alma humana". Apenas com as transformações na racionalidade (a forma de pensar e representar a realidade) pós-iluminismo, a partir da "revolução científica" dos séculos XVIII e XIX, com a definição de novos campos de saber, criaram-se condições para o surgimento de uma ciência psicológica. Outros fatores que contribuíram foram a crescente preocupação com os enganos da razão (que substitui gradativamente as crenças religiosas na tentativa de compreensão da realidade) e a construção da ideia de "indivíduo" (própria às necessidades do capitalismo que estava se consolidando).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com