TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSIDERACÕES SOBRE O FILME PATCH ADAMS E A FENOMENOLOGIA A PARTIR DE YOLANDA CINTRÃO.

Ensaios: CONSIDERACÕES SOBRE O FILME PATCH ADAMS E A FENOMENOLOGIA A PARTIR DE YOLANDA CINTRÃO.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/7/2014  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  1.473 Visualizações

Página 1 de 3

CONSIDERACÕES SOBRE O FILME PATCH ADAMS E A FENOMENOLOGIA A PARTIR DE YOLANDA CINTRÃO.

- O modo como tenta compreender e ajudar outras pessoas é, basicamente, o modo como tenta compreender-se e viver do melhor modo possível.

- Fenomenologia: abarca o existir humano em sua totalidade (tristeza e alegria).

- A reflexão fenomenológica vai em direção ao mundo da vida, ao mundo da vivência cotidiana imediata.

- A compreensão da fenomenologia depende unicamente de apreendê-la como possibilidade.

- A intencionalidade é o reconhecimento de que o mundo não é exterioridade e o sujeito não é interioridade, mas sim a saída de si para o mundo que tem uma significação para ele.

- Fatos e explicações são colocados em parênteses ou fora de ação, permitindo a reflexão sobre a experiência variada da vivência, chegando ao que é essencial.

- o ser humano embora em sua vida sofra limitações de seu ambiente e de sua corporeidade, e necessite adaptar-se a eles, possui a capacidade de transcendê-los por meio da consciência que tem das situações que vivencia.

- há um movimento dialético entre o ser humano e o mundo circundante.

- Só atualizamos nossas potencialidades (amor, liberdade, responsabilidade) quando nos encontramos em relação com outras pessoas. Isso não ocorre quando há submissão ou dominação de um sobre o outro, pois deste modo seria um relacionamento semelhante ao do mundo circundante.

- A consciência de si implica a autotranscendência: a pessoa traz o passado e o futuro para o instante atual de sua existência.

- Racionalizar é debruçar-se sobre o passado e fazer previsões.

- Existir implica, para o ser humano, em prosseguir em direção ao futuro, correndo o risco de se soltar na fluidez e imprevisibilidade do futuro.

- Vivencio a amplitude de minha liberdade quando ainda estou diante das inúmeras possibilidades; mas, ao assumir a decisão de uma escolha, passo para as limitações e as exigências da concretude da realidade. Entro, então, num outro nível de minha existência, que é o da ação.

- A ação me propicia realizar os meus projetos.

A culpa é inerente ao próprio existir humano, pois nunca encontramos condições de realizar todas as nossas possibilidades.

- Ser sadio existencialmente consiste tanto em se abrir às próprias possibilidades, como em aceitar e enfrentar os paradoxos e restrições da existência. A saúde existencial está profundamente relacionada ao modo como conseguimos estabelecer articulações eficientes entre a amplitude e as restrições de nosso existir.

- O adoecimento existencial só acontece quando as limitações e conflitos não são reconhecidos e enfrentados pela pessoa, à luz de suas múltiplas possibilidades; Estes se tornam, então, ampliados e dominantes na vida da pessoa.

O filme Patch Adams, vem demonstrar com clareza a necessidade do ser em sua totalidade. Isto coloca a possibilidade de que, todo cuidado com o humano, deva seguir esta prerrogativa.

Quando, Adams,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com