TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme Patch Adams

Por:   •  7/11/2015  •  Resenha  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  895 Visualizações

Página 1 de 2

Quebrar paradigmas, ou até mesmo enfrentá-los não é tarefa das mais fáceis, levando em conta que muitos desses modelos são produtos de séculos de experiência. Diante disso, são poucos os que se dispõem a enfrentar esse desafio. No filme Patch Adams – O Amor é Contagioso, dirigido por Tom Shadyac, temos um grande exemplo de um homem em busca de “mudanças”. Esse homem é Patch Adams, interpretado pelo ator Robin Williams – que acredita ser a risada a chave para a melhoria da qualidade de vida.

O filme nos mostra a historia de um estudante de medicina, que após ter passado certo tempo em um hospício por tentativa de homicídio percebe que quase nada é feito para restaurar os pacientes. Posteriormente ao ingresso no curso de medicina, Patch constata que a mesma frieza relacional existente no sanatório é encontrada na faculdade, de modo que, os pacientes não são tratados de forma respeitosa ou com um mínimo de dignidade. Dessa forma, ele decide ser um medico mais humanista, cujo objetivo principal vai ser o de melhorar a qualidade de vida dos seus pacientes, através de boas risadas. Contudo, devido aos seus procedimentos nada convencionais, o personagem central vai ter que suportar duras críticas de seus colegas universitários, além de ter que enfrentar o inflexível reitor da universidade.

Assim como o personagem Patch Adams, os estudantes de medicina devem ter em mente que para ser um bom médico, o conhecimento adquirido nas universidades de medicina não é suficiente. Deve-se levar em consideração, que para o sucesso do tratamento, é necessário que haja a junção dos métodos adquiridos a partir dos anos de graduação com atitudes de afeto, que demonstrem amparo, proteção e carinho, pois o paciente encontra-se em um momento de fragilidade emocional e física.

Para Patch Adams, cada paciente é único, necessitado na mesma intensidade de carinho e atenção. No entanto, a maioria dos médicos não pensa assim, pois fatores estruturais externos e financeiros desviam as promessas, os sonhos e as intenções. Devemos absorver a mensagem do filme que nos da vários exemplos do que devemos seguir e do que devemos rejeitar.

Resenha feita pela aluna Nayama de Moura Coelho Marques, primeiro período do curso de medicina, Univasf.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com