TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSTRUÇÃO DE CASO CLÍNICO BASEADA EM UMA AVALIAÇÃO GERAL AMPLA

Por:   •  14/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.055 Palavras (9 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADES CATÓLICA DO RIO GRANDE DO NORTE

 

CONSTRUÇÃO DE CASO CLÍNICO BASEADA EM UMA AVALIAÇÃO GERAL AMPLA

ELIDIANE DE OLIVEIRA SOUSA
RAILDA FLORÊNCIO ALVES
RIZYA VALÉRIA DA SILVA OLIVEIRA
PEDRO RAFAEL GUERRA

3º PERÍODO DE PSICOLOGIA - NOITE

Relatório de atividade de campo realizada como Avaliação Parcial 2 da disciplina Psicologia do Desenvolvimento II, ministrada pela professora Amanda Claudino

MOSSORÓ-RN 2020.2

N. M. S. C

APRESENTAÇÃO DO SUJEITO (de 1 a 2 laudas)

NMSC, nascida e criada na cidade de Mossoró – RN tem 65 anos de idade, do sexo feminino, é casada, tem 5 filhos (onde 4 são do sexo masculino e apenas 1 filha do sexo feminino), com um total de 7 netos (2 meninos e 5 meninas, variando a faixa etária de 2 à 15 anos de idade).

A entrevista foi feita no dia 24 de novembro de 2020, no conforto da calçada da senhora NMSC, seguida de anotações e gravações de áudio no aparelho celular, apenas para facilitar o andamento da entrevista, logo após coleta de dados serão excluídos.
NMSC mora em um bairro da zona leste da cidade, a moradia é própria, onde moram com ela, o esposo que trabalha em uma oficina mecânica da família, uma filha que no momento está desempregada e duas netas (uma com dois anos de idade e a outra com 9 anos de idade).

Ela sempre foi uma mulher ativa, trabalhou a vida toda na DIRED e também vendendo confecções para complementar a renda da família. Esse ano ela deu entrada na aposentadoria. Foi um ano bastante atípico na vida desta senhora, além da mudança radical de uma vida ativa para aposentadoria, veio a pandemia do COVID-19 onde deixou todos nós isolados e logo em seguida um infarto, onde passou em torno de 20 dias internada entre a vida e a morte, esteve muito grave na UTI, além do infarto ela sofre de algumas comorbidades bem como: diabetes, hipertensão, coração e descobriu água no pulmão, durante esse internamento. Foram 3 vezes de idas desesperadas ao hospital, com falta de ar, pulso fraco, pressão alta e saturação baixíssima. Depois desse ocorrido ela relata que Deus deu uma nova oportunidade na vida dela, onde ela consegue ser bem mais grata a todas as pessoas que a ajudaram nesse momento difícil, está se alimentando melhor, fazendo acompanhamento médico e aprendeu a valorizar bem mais os pequenos momentos ao lado da família, em especial, com os filhos e netos.

O objetivo deste trabalho é realizar uma avaliação ampla e verificar se existe indicativo de alguma disfunção, da avaliação e instrumentos utilizados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO (de 2 a 4 laudas)

  • Apresentem as respostas da entrevista
  • Apresente os resultados a partir dos escores dos testes (AVF-Kepfeffer, Fluência verbal e Depressão geriátrica), e seus significados.
  • Apresente dados extras observados durante a coleta dos dados.
  • A discussão deve ser fundamentada na literatura, indicando se os resultados obtidos são típicos desta fase ou não (para as questões físicas, cognitivas e psicossociais em parágrafos separados)

Entrevista – Adulto Idade Avançada

Dados pessoais: Nome: (N. M. S. C) ,65 anos, casada, 5 filhos e 7 netos.

  1. Tem religião? Se sim, qual e o que a religião representa para você? Sim, sou católica, representa tudo, estou viva por causa dela, da fé.
  2. Tem alguma doença atualmente? Se sim, você percebe que ela interfere em algo na sua vida?

Sim, tenho diabetes, coração e pressão e alta. No momento interfere na minha vida.

  1. Pratica alguma atividade física? Se sim, indique qual e a frequência.  Não!
  2. Pratica atividades de lazer? Se sim, qual e por que você escolheu esta atividade? Pouco, o lazer é sair com os netos, visitar a família, ir a uma praia.
  3. Quem são as pessoas que moram com você? Indique idade e vínculo de parentesco, se houver. Mora 2 netas (uma de 2 anos e outra de 10 anos), uma filha de 29 anos e o esposo de 65 anos.
  4. Como é a sua relação com os parentes mais próximos? Super bem!
  5. Tem amigos próximos? Se sim, com qual frequência se encontram e/ou se falam? Tenho sim! todos os dias!!
  6. Se você tiver um problema financeiro, quem é a pessoa a qual poderia recorrer? Meu irmão!
  7. E se fosse um problema de saúde, a quem você pediria ajuda? Meus filhos e minha irmã.
  8. O que o trabalho representa na sua vida? Representou muito, minha vida toda, mas hoje estou aposentada
  9. Se é aposentado, como você se sente após o afastamento do trabalho? Me sinto péssima, eu dizia que não iria me aposentar, pois quando a gente se aposenta aparece doença, com um mês que me aposentei infartei.
  10. Se você puder, diga o que você acha que envelhecer te trouxe de bom e de ruim. De ruim, doença, e de bom, estou aqui contando a história.

Segundo Papalia, a melhor maneira de definir a estabilidade da personalidade na vida adulta tardia é como algo relativamente consistente, moldado tanto pela genética quanto pela escolha ativa de uma posição, mas ainda sujeito as influências contínuas de um mundo biológico e social em transformação.

ATIVIDADES DE VIDA FUNCIONAIS (KPFEFFER). (N. M. S. C), 65 anos, casada, 5 filhos e 7 netos.

1. (PESSOA IDOSA) é capaz de cuidar do seu próprio dinheiro? SIM, é capaz. (0)

2. (PESSOA IDOSA) é capaz de fazer as compras sozinho (por exemplo de comida e roupa)? SIM

3. (PESSOA IDOSA) é capaz de esquentar água para café ou chá e apagar o fogo? SIM

4. (PESSOA IDOSA) é capaz de preparar comida? NÃO

5. (PESSOA IDOSA) é capaz de manter-se a par dos acontecimentos e do que se passa na vizinhança? SIM

6. (PESSOA IDOSA) é capaz de prestar atenção, entender e discutir um programa de rádio, televisão ou um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (159.3 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com