TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE PSICOLOGIA PRATICAS SOCIAIS E SUBJETIVIDADE

Por:   •  2/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CAMPUS RAGEL - NOITE

CURSO DE PSICOLOGIA

PRATICAS SOCIAIS E SUBJETIVIDADE

SAMUEL SOUZA SILVA

RA: C6280H4

SANTOS

2018

OBSERVAÇÃO 6

LOCAL: Praça Narciso de Andrade – Centro de Itanhaém.

DATA: 18.10.2018

HORÁRIO: 18h00min. Ás 19h00min.

Sentei-me numa lanchonete na lateral da praça. Tinha um número significativo de pessoas, mesmo sendo uma quinta feira. Quando comecei a observar um senhor morador de rua. Ele tinha por volta de 1,65 mt , negro e magro.  Ele estava sentado em um dos bancos que ficava no meio da praça, estava sentado sozinho, mesmo com a praça cheia de pessoas. Pouco tempo depois ele se levantou e foi até a direção do lixo, começou a mexer , parecia procurar algo para comer. Pessoas estavam próximas de onde ele mexia nos lixos e pareciam fingir que nem notavam a presença desse rapaz. Muitas passavam por várias vezes próximos ao  lixo que ele mexia e não votavam ou fingiam não notar o velho senhor morador de rua.

Pessoas como esse morador de rua, sempre são tratadas dessa forma. Não estava roubando nem tratando ninguém mal. Parecia apenas mexer no lixo atrás de algo para comer, mas ninguém o notava, ninguém se movia para ajuda-lo. Moradores de rua, Segregados ou por vezes passam despercebidos ou parecem ser invisíveis, essa é a realidade do nosso país.

OBSERVAÇÃO 7

LOCAL: Praça Ângelo Guerra – Belas Artes, Itanhaém.

DATA: 19.10.2018

HORÁRIO: 19h00min. Ás 20h00min.

        

Sentei-me num banco no meio da praça. Comecei a observar um rapaz alto e com mais ou menos 110kg, negro e mal vestido, bastante sujo. Ele está próximo a uma capela na ponta da praça. Está conversando com um casal, não dá pra ouvir o que ele fala com o homem e a mulher que estão sentados. Mas  observo que o casal enquanto ele fala desvia a atenção para outros focos na praça, dando a entender que não estavam interessados a ouvir o que o morador de rua dizia. Não correspondiam ao que o rapaz estava falando. Após alguns minutos de insistência ao casal para ouvi-lo ,e não tendo resposta, o morador de rua  ele se retira.

O comportamento do casal mostrou desinteresse pela figura do rapaz que estava mal vestido, fazendo que pela falta de atenção com que ele próprio se retirasse da presença dos dois. Mesmo sendo humano como qualquer outro, esse rapaz foi tratado, pior que um animal.

OBSERVAÇÃO 8

LOCAL: Praça Narciso de Andrade – Centro de Itanhaém.

DATA: 21.10.2018

HORÁRIO: 22h00min. Ás 23h00min.

Estava sentado em um banco no centro da praça, a praça estava um pouco vazia, porem um fluxo significante.  Quando comecei a observar um morador de rua, branco com a barba grande e sujo estava  em frente a uma drogaria que já estava fechada. Ele estava sentado sobre um cobertor xadrez, junto com ele um cachorro preto e branco sentado ao lado. Muitas pessoas passavam, a maioria se quer olhava para ele, mas em todo seu tempo, o cachorro que o acompanhava o lambia e brincava com ele. Os dois pareciam bem entretidos um com outro. Pareciam não dar muita atenção as pessoas que passavam pelo local.  A brincadeira parecia mais interessante.

O comportamento dele para com o cachorro é algo interessante, pois parece que ele tinha mais afinidade com o seu animal do que com as outras pessoas.  O animal do rapaz parece um refúgio para ele, já que as pessoas parecem nem ao menos percebe-lo onde estava.

OBSERVAÇÃO 9

LOCAL: Praça Narciso de Andrade – Centro de Itanhaém.

DATA: 20.10.2018

HORÁRIO: 20h00min. Ás 21h00min.

Comecei a observar um morador de rua no canto direito da praça. Junto a ele estava alguns artesanatos feitos com folhas de palmeira. Ele estava sentado sobre um tapete que estava no chão. Logo no inicio que comecei a observa-lo ele se levantou, e foi oferecer uma de suas artes feitas com folha de palmeira as pessoas que estavam próximas. Havia uma mulher com uma criança de mais ou menos 5 anos de idade, quando o rapaz que estava fazendo as artes chegou próximo essa mulher com sua filha, notei que a expressão facial da moça não era muito boa, parecia não estar confortável com a presença do rapaz. Já a menina que estava com ela, ao ver o rapaz com sua obra de arte nas mãos, não o descriminou, ficou aparentemente feliz com a presença do rapaz. Em seguida, o rapaz deu para a criança uma flor feita de folha de palmeira, a menina pegou a flor e correu para a mãe feliz. Sem seguida, o rapaz se retirou.

A questão mais importante nessa observação foi ver que a criança não descrimina como um adulto. E como a visão da criança é muito mais pura e não segregatória.

Análise das observações

Psicanálise – Moradores de Rua

        O fenômeno de deslocamento nos casos dos moradores de rua é muito comum. Segundo Freud ,esse mecanismo desloca um sentimento ameaçador que sofreu para uma ação em outra pessoa ou coisa. Descarrega sua raiva para um objeto mais “fraco”.

Os moradores de rua, são alvo constante, já que para muitas pessoas em condições financeiras maiores, se sentem no direito de muitas vezes discriminar, por vezes mover sua raiva , suas frustrações sobre essas pessoas , que segundo esses,  são “ inferiores” a eles.

Há muitos casos que as pessoas menosprezam ou até mesmo agridem essas pessoas sem motivos, nesse caso, como elas não podem deslocar seus sentimentos ruins aqueles que são “ nivelados” de forma aquisita , ou que possam receber uma retaliação, eles, movem esses impulsos a esses homens e mulheres que por vezes não podem se defender.

Moradores de rua e psicologia Social:

Kurt Lewin um dos Teóricos da psicologia social e de grupos desenvolveu seus estudos em cima, e intitulando como, da Psicologia dos Judeus. Kurt Lewin era judeu e sofreu particularmente esse atentado contra a humanidade e por conta disso começa a focar suas energias na obtenção de explicações para as fomentações sociais a respeito de determinados grupos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (134.9 Kb)   docx (331 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com