TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PARCIAL DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM PRÁTICAS SOCIAIS E SUBJETIVIDADE

Por:   •  20/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.008 Palavras (9 Páginas)  •  2.569 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

                                               

                                              CURSO DE PSICOLOGIA

RELATÓRIO FINAL DE ESTAGIO SUPERVIOSIONADO EM PRÁTICAS SOCIAIS E SUBJETIVIDADE

Nome: Kimberli K. Medolago de Lima RA: C07BGC0

Nome: Yara Rodrigues F. De Souza RA: C016ID8

Nome: Danielle C. Victorino RA: C352JJ4

                                                            BAURU

2016

RELATÓRIO PARCIAL DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM PRÁTICAS SOCIAIS E SUBJETIVIDADE

Relatório apresentado à Profª Mª.

Maria de Fátima Sanches Belancieri  para a disciplina

De Práticas Sociais e Subjetividade

                                                            BAURU

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................04/05

2 METODOLOGIA...................................................................................06/07

3 DISCUSSÃO.........................................................................................08/08

4 CONCLUSÃO.......................................................................................09/09

5 REFERÊNCIAS....................................................................................10/10

                                                                                      


INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado para o cumprimento das exigências da disciplina de estagio básico “Práticas Sociais e Subjetividade” do Curso de Psicologia da Universidade Paulista – UNIP/Bauru. Tal estágio tem como objetivo, contribuir para com o discente, visando maior compreensão das condições históricas, ideias, discursos e práticas que tornam possível a eleição de fenômenos/acontecimentos que venham a serem objetos de observação, descrição e teorização constituindo a episteme de uma época.

A partir da proposta da disciplina de estágio, foi eleito um tema específico, na qual o grupo optou por “lazer”. O tema lazer engloba alguns fenômenos como: brincar, exercício físico, relação interpessoal, prática de esportes, trabalho, e ensinar e aprender.

Para a realização do trabalho foi eleito ambientes público, tais como: praças, parquinhos, brinquedoteca, centros de esportes municipais, praça de alimentação. Nos ambientes públicos, como praças e parquinhos, apresentam os seguintes aspectos: extensos calçamentos destinados às caminhadas, e brinquedo tais como: escorregador, balanço, gira-gira, gangorra, ponte pênsil, tanque de areia, aparelhos de ginástica, vários bancos de madeira ou concreto, além de ser um lugar bem arborizado. Nas brinquedotecas e centros de esportes municipais, tem como características ambientais ser um local mais fechado, com cobertura, e/ou amplas salas equipadas com brinquedos e ambientes lúdicos, mini bibliotecas infantis além de contar com a presença de monitores estagiários. Nas praças de alimentação tem como características ambientais, mesas, cadeiras, atendentes, painel de senhas e vários transeuntes.

O fenômeno observado mostrou que as pessoas inseridas nos vários ambientes, sendo eles abertos ou fechados apresentaram comportamentos semelhantes em algumas situações.

Para a análise dos dados coletados, o grupo optou pela abordagem psicanalítica de alguns teóricos como, Sigmund Freud, Melanie Klein e Winnicott, por enfatizar a importância do meio cultural e social no desenvolvimento da pessoas e suas indicações e possíveis contribuições para as relações interpessoais.

Segundo Sigmund Freud (1856-1939) tornarmo-nos pessoas felizes é um impositivo do princípio do prazer que trazemos desde a origem e para o “pai” da psicanálise, isso não pode ser plenamente realizado. Mas nem por isso devemos [ou podemos] deixar de empreender esforços para nos aproximarmos ao máximo desse objetivo. Para Winnicott,(1968) a atividade de brincar constitui um aspecto universal da natureza humana, ainda que existam pessoas que possam estar profundamente doentes e não conquistem essa capacidade, precisando, então, de tratamento (Winnicott, 1968i, p. 63). Ao caracterizar o que deriva da ação de brincar, Winnicott dirá: O brincar facilita o crescimento e, portanto, a saúde; o brincar conduz aos relacionamentos grupais; o brincar pode ser uma forma de comunicação na psicoterapia; finalmente, a psicanálise foi desenvolvida como forma altamente especializada do brincar, a serviço da comunicação consigo mesmo e com os outros (Winnicott, 1968i, p. 63).

         

                                                                                                                                 

METODOLOGIA

Para a realização do trabalho utilizou-se a técnica da observação simples, onde é dada ao pesquisador a possibilidade de observar de maneira espontânea os fenômenos a serem pesquisados. A observação caracteriza-se pela coleta de dados que permite a socialização e consequentemente a avalição do trabalho do pesquisando.

As informações obtidas através da observação colocam o pesquisando sob a influência do que acontece na realidade, e não sob a influência de suposições, interpretações e/ou preconceitos, tais informações são mais objetivas do que as informações obtidas através da observação do senso comum. A observação pode ser utilizada em diferentes situações de aplicação da psicologia.

As observações foram realizadas por um grupo de três alunas/estagiárias e ocorreram da seguinte forma: as observadoras mantiveram-se nos locais públicos, tais como, praças públicas e brinquedotecas públicas e praças de alimentação. As alunas/estagiárias permaneceram do fenômeno a uma distância de aproximadamente cinco metros. Ao realizar as observações, as alunas/estagiárias buscavam identificar o fenômeno de atividades humanas, por meio da comunicação verbal e não verbal. Cada observador apresentou-se em lugares distintos em diversas datas e horários. As observações tiveram a duração de uma hora no máximo por dia, totalizando 20 horas para cada observador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (167.5 Kb)   docx (97.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com