TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Parcial de Práticas Sociais e Subjetividade

Por:   •  22/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 2

Práticas sociais e subjetividade

Relatório Parcial

Tema: Exclusão social

Desde a primeira aula já tivemos a impressão de que essa matéria e que as obervações seriam muito mais difícies, pois teríamos que julgar as pessoas e as situações, uma vez que aprendemos anteriormente a descontruir nossos julgamentos, ficou muito confuso pra gente, pois quando julgamos já adquirimo o hábito de descontruir e tentar ver um outro lado da hitória.

Quando começamos as obervações confirmamos nossas dificuldades, para complicar mais ainda, nosso tema é muito difícil, porque escolhemos observar moradores de rua, temos que observar muito discretamente para não sermos percebidos e é muito difícil julgar como vagabundos, drogados que não querem trabalhar, porque sabemos que muitos vão para as ruas por falta de emprego e de opoio da família e da própria sociedade, sabemos que eles tem somente incentivo para as más condutas.

Observamos que a maioria dos moradores de rua tem cachorros, ficamos curiosos e pensamos eles não tem condições nem de se sustentarem sozinhos e ainda adotam os cães, mas o que percebemos é que todos os cães que tivemos a oportunidade de observar eram bem cuidados uns com pelos tão brilhantes, gordinhos, mais bem cuidados do que cães que a gente observa nos quintais por ai. Mas o que observamos é que os pedintes que tem cães tem mais sucesso, porque as pessoas as vezes param para olhar os animais e ficam com dó dos animais e acabam dando dinheiro.

Observamos também os ambulantes que trabalham ilegalmente nas ruas e semáfaros das cidades, como podemos julgar, se sabemos que estão ali trabalhando ilegalmente, porque não tiveram oportunidades de ter um emprego formal e tem família para sustentar, muitas vezes correndo das fiscalizações, as vezes até perdem suas mercadorias que são seus unicos investimentos, esses foram ainda mais dificil de julgar.

Aqui em Campinas e em São Paulo onde eu mais uma integrante do nosso grupo tivemos oportunidades de fazer nossas observações, encontramos com muita facilidades as pessoas em situação de rua e ambulantes mas, uma integrante do nosso grupo que mora em Indaiatuba ela teve muita dificuldade para encontrar moradores de rua e ambulantes.

Essas primeiras dez horas tivemos muitas dificuldades, para fazer os julgamentos, esperamos ter mais facilidades nas próximas dez horas, pois a cada observação é um aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com