TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas Sociais e Subjetividade - Relatório de Observação

Por:   •  15/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  5.829 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Paulista – UNIP

Curso de Psicologia – 6º Semestre – Noturno

Disciplina: Práticas Sociais e Subjetividade – Profª Valéria Braunstein

Nome: Aline Raquel de Oliveira RA: B747IC-0

Tema: Observar o Comportamento de Adolescentes e sua Relação com o Consumo.

Relatório de Observação

Tempo: 1h 30min

Quinta-feira – 13 de Agosto de 2015, às 18h 30min resolvi dar inicio às minhas observações para o Estágio de Psicologia, orientado pela Professora Valéria Braunstein, na disciplina de Práticas Sociais e Subjetividade.

Estava uma noite agradável, temperatura amena em torno de 22 graus. Para aproveitar o tempo ocioso devido à falta de aula neste dia, segui ao local de observação escolhido.

Cada vez mais, o consumo dos adolescentes ganha força e o seguimento para este público se torna rentável e cobiçado alvo para as empresas. A beleza, a moda, tecnologia, e entre outros meios atrativos para o consumo, vejo como valores importantes para está geração, e diante deste ponto de vista escolhi o primeiro local a ser observado – um Shopping Center.

O Shopping Interlagos, integra a Zona Sul como um centro de compras, serviços e lazer, incluindo ancoragens como: C&A, Casas Pernambucanas, Lojas Renner, Riachuelo, Marisa, Besni, Lojas Americanas, Carrefour, Casas Bahia, Academia Smart Fit, entre outras. Fica Localizado na Avenida Interlagos, 2.255 – Interlagos, São Paulo.

Ao chegar ao shopping me vi um pouco perdida em meia tantas opções de observações a serem feitas, porém, um dos locais, com mais facilidade em encontrar adolescentes naquele dia e horário seria uma rede de Fast Food.

Sentei-me em frente ao MC Donald’s, e assim que iniciei a observação havia na fila aproximadamente 25 pessoas, e logo dois adolescentes me chamaram atenção, a menina com idade média de 14 anos, e o menino com mais ou menos 17 anos, não consegui dizer ao certo se era um casal de namorados, irmãos, ou apenas colegas, a proximidade e o contato corporal entre eles eram limitados, e como eu estava distante dos mesmos, não podia ouvir a conversa alheia.

Depois de algum tempo passei a observar outros adolescentes, ambos com idade média de 15 anos, estes me pareceram ser um casal de namorados, pelo contato físico e o carinho que o menino demonstrava para a adolescente em questão. Segurava sua bolsa, acariciava suas mãos enquanto conversavam, estavam sempre com a postura ereta, voltados um para outro, entre algumas palavras trocadas, ele a beijava, e sempre que possível acariciava seus cabelos.

Logo em seguida adentrou na fila um grupo de adolescentes, quatro meninas e três meninos com idade entre 14 e 16 anos, me chamaram atenção pelas vestimentas e comportamentos que pareciam ser padrão entre eles. Na onda dos eventos de moda, beleza e corpos tão desejados “magros”, a semelhança entre aquele grupo era unânime.

Logo atrás deles um adolescente de aproximadamente 16 anos de idade acompanhado de uma mulher e uma criança de mais ou menos 04 anos, pareciam conversar sobre os lanches que apareciam na tela. Diferente dos demais adolescentes obervados naquela fila, à espera de um atendimento, aquele adolescente me pareceu incomodado, a afeição em seu rosto demonstrava desanimo, abatido, fiquei a pensar sobre os comportamentos em questão do adolescente, porém não cabe descrevê-los sem uma aproximação com o mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com