TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Clinico Psicologia

Por:   •  6/7/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Especificamente este trabalho irá falar um pouco de um caso clínico de uma paciente com Insuficiência Renal Crônica (IRC). A insuficiência renal crônica se dá pela perda lenta, progressiva e irreversível das funções renais.

Com isso acabam gerando um grande acúmulo de várias toxinas, que acabam levando a perda da função renal. Quando os rins não funcionam corretamente o que pode acontecer é um considerável nível de resíduos dentro do sangue, que de fato levará a outros problemas futuros.

As características e sintomas que mais podem se sobressair em pacientes renais crônicos seria a desnutrição, por uma ingestão abaixo do recomendado de nutrientes, os fatores psicossociais entre outros, o que também é muito comum nos pacientes renais crônicos seria a hipertensão arterial, devido ao fator que os rins já não conseguem filtrar todo o sal consumido.

Neste contexto apresentado a dieta que deverá ser prescrita é de extrema importância, pois ela pode irá auxiliar a controlar os sintomas do caso, visando o controle da urina e dos distúrbios consequentemente a dor, melhorar também a qualidade de vida do paciente.

Com este trabalho iremos apresentar um caso clínico, avaliar o estado nutricional da paciente em questão, propor uma dieta adequada para o quadro, visando sempre uma melhora no seu quadro clínico e na sua qualidade de vida.

Levando em consideração que o tratamento engloba outros fatores relevantes que precisam ser levantados ou seja fatores que irão influenciar de fato neste tratamento o fator biopsicossocial, sendo comum e subjetividade.

DESCRIÇÃO DO CASO

A.T.M., do sexo feminino, 34 anos, 38,5Kg, 1,63m de altura, possui um núcleo familiar de 4 pessoas, renda familiar de dois salários mínimos história clínica antecedentes familiares com dislipidemia e hipertensão arterial sistêmica.

Tem como doença Insuficiência Renal Crônica.

Foi admitida no hospital HSL em 10 de março de 2017 apresentando dor em abdome superior de forte intensidade, seguidos de vômitos de coloração avermelhada; ainda diarreia sem sangue ou muco; febre de baixa intensidade esporádica sem piora. Com um mês de internamento apresentou aumento da palidez da mucosa e cansaço aos médios esforços. Diurese mantida com presença de espuma por aproximadamente 3 meses. Ficou internada na UTI durante sete dias. Realizou diálise nas terças, quintas e sábados. Teve como diagnóstico provável ou definitivo IRC.

A paciente apresentou diversos sintomas durante a internação como edema em face, membros inferiores, diarreia, dor abdominal, astenia, náusea, pico febril a noite, diurese diminuída, polaciúria, tosse com secreção amarelada, cãibras em membro superior esquerdo. No momento da coleta dos dados, no 2º mês de internamento, a paciente evoluía estável, extremidades sem edemas, sono presente, e, apetite e funções excretoras preservadas.

TÉCNICAS UTILIZADAS

A avaliação do paciente com insuficiência renal aguda tem dois objetivos principais: determinar a etiologia e a extensão das complicações, o que pode ser feito através da história, exame físico e exames laboratoriais. Em alguns casos, pode ser difícil diferenciar a insuficiência renal pré-renal. Alguns parâmetros podem ser analisados: Volume urinário, Densidade urinária, Índices urinários, Ácido úrico, Uréia e creatinina plasmáticas.

Portanto uma dieta sem adição de sal, é recomendada para evitar a retenção de água e a HAS. Como a paciente faz uso de diuréticos. Para a paciente em questão foi proposto: Dieta hipercalórica. Foi realizado o cálculo do gasto energético basal, através da equação de Harris-Benedict GEB= 1033,24 – 105,5 = 927,74 Kcal. O Cálculo do GET (Gasto energético total): GET= GET= 1206,06. Acrescentando-se 500 Kcal pelo estado nutricional de desnutrição moderada da paciente, tem-se: GET= 1706,06 Kcal. Visando uma dietoterápia adequada ao seu quadro clínico, com calorias, macronutrientes, micronutrientes, ingestão hídrica adequados e vitaminas.

Quando a doença se torna crônica é importante notar a extensão e a complexidade da qualidade de vida dos pacientes, os problemas inerentes ao caso são enormes. A morbimortalidade da população mundial, não sendo mais exclusiva de idosos vem aumentando. Entre essas doenças está a insuficiência renal crônica(IRC), essa doença é uma condição sem alternativa de melhorias rápidas, evolui rapidamente, fazendo com que o paciente tenha problemas médicos, sociais, e econômicos.

A IRC é considerada um grande problema de saúde pública. Além de causas elevadas de morbidade e mortalidade, tem impacto negativo sobre a qualidade de vida relacionada a saúde (QVRS). Essa sigla significa :percepção da pessoa de sua saúde por meio de uma avaliação subjetivade seus sintomas, satisfação e adesão ao tratamento.

A qualidade de vida (QV) tem sido um critério importante para saber se intervenções, tratamentos estão sendo efetivos.

Em dias atuais as ações na área da saúde estão buscando superar o modelo biomédico, mecanicista,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com