TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Caso clinico Psicanalise

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.537 Palavras (7 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 7

                                              [pic 1]

                                               Fernanda Kelly Mendes (201308334494)

                                       José Ivanildo Alves Galdino Junior (201101031611)

                                               Laís Noely Freire Amaral (2014031811561)

                                                           

             

                                                 

       

 

                                            CLÍNICA PSICANALÍTICA

                                                       ESTUDO DE CASO

 

                 

                                                                 

                                                                Fortaleza, 2018

                                                              Caso Antônio

Antônio tem 58 anos, é casado, radialista, cursou o ensino médio e mora numa cidade do interior. No momento da sua primeira sessão com a psicóloga, demonstra insatisfação, desânimo e, em alguns momentos, fica inquieto quando fala sobre seu passado e sobre a situação atual de sua vida. Relata que, em alguns dias, não demonstra vontade alguma de alimentar-se e tem sofrido de insônia com bastante frequência.

Antônio diz ser alcoolista desde os treze anos (13 doses de cachaça por dia), e fumante desde os 15 anos (uma carteira de cigarro por dia). É o terceiro de sete irmãos. Seu pai fumava e bebia. Morrendo de câncer de pulmão aos 60 anos.

O analisando apresenta obsessão com relação ao uso abusivo de álcool e cigarro, o que pode ser estruturado como sintoma. Levando em conta que o sintoma, é o laço possível entre o ser e o outro e considerando os motivos que levaram a morte do pai serem a repetição da impossibilidade na cadeia da significância, para o analisando, que faz o uso das mesmas substâncias excessivamente, como uma possibilidade de uma curta realização, uma solução para evitar o encontro com a castração (desdobramento da falta).

Relata que um tio paterno também morreu de câncer de laringe atribuído ao tabagismo.

A relação do analisando com o pai e com o tio, se atrela ao uso respectivamente de álcool e cigarro?

A Herança trânsgeracional, subjetividade que é composta por relações com os outros, sendo os outros a linguagem ou aqueles que dão suporte a linguagem, que encarnam a linguagem, refere-se a mitos familiares, discursos naturais, ou seja, um olhar para além do conceito limitado que atribuíram a teoria freudiana do Édipo, e que Lacan em sua releitura, trás como um dos conceitos a partir da teoria da constituição do sujeito.

Acerca de outra consideração ao caso do analisando em questão, demonstra, desânimo e relata sofrer de insônia e falta de apetite, demonstra angustia, ao falar sobre seu passado e presente, angustia essa que culmina com a insatisfação que o analisando demonstra, durante a primeira sessão.

A mãe é saudável e nunca fumou. Dois irmãos fumam e bebem, mas não apresenta sintomas patológicos. Considerando, que, o analisando é o filho mais novo entre os irmãos, pode se considerar a relação com os mesmos, e com o fato de que eles não sofrem dos meus sintomas patológicos.

O analisando relata que procurou o ambulatório médico da sua cidade com queixa de “caroço na língua”, após  ter sido avaliado, foi encaminhado para consultar-se com o médico oncologista da capital em  um grande hospital de referência, disse que, aproximadamente um ano passou a apresentar “sensação de corpo estranho na garganta’’, mas, aparentemente, nada percebeu..

Então, começou a ter dificuldade para engolir  líquidos, engasgando-se frequentemente. Posteriormente, passou a engasgar-se também com alimentos sólidos. Há seis meses apresenta dificuldade em articular palavras, o que vem comprometendo sua  profissão.  Refere-se sentir “um caroço na língua”, porém este não é visível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (98 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com