TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia caso clinico

Por:   •  22/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 3

PUCRS- Psicologia da Família

De acordo com o texto sobre Família e Homossexualidade: O que os pais deveriam saber, leia o caso clínico abaixo e responda as questões no final.

CASO CLÍNICO

Vera procura terapia familiar em função de sua filha, Sandra (27 anos). Relata na primeira sessão que vem juntamente com a filha que deseja a “cura” desta, já que ela “resolveu ficar homossexual” (SIC).  A filha ouve tudo em silêncio, deixando a mãe falar, somente respondendo quando questionada pela terapeuta. A família é composta pela mãe, pai e mais um filho de 20 anos que está fazendo vestibular.

Vera chora durante a sessão comentando que não sabe o que fez de “errado” para a filha ficar “deste jeito”. Sandra comenta que não consegue acreditar que a mãe está sofrendo tanto, pois a mesma num primeiro momento disse aceitar a filha da maneira como fosse. Sandra teve outros namorados antes, porém eram todos homens. Um destes relacionamentos anteriores durou 5 anos e a mãe relata que “aquele era o genro perfeito, trabalhador e caseiro”, vivia na casa dos pais de Sandra, compartilhando os momentos em família. Vera ressalta que não é só o fato da filha ter se revelado lésbica que a faz sofrer, mas Tb pq “estas pessoas são diferentes”, vivem um “estilo de vida diferente” e que sua filha, Sandra tem saído mais sem dar satisfações do horário que volta, tem dormido mais fora de casa e pouco permanece com a namorada em encontros da família.

Somente a família nuclear sabe da escolha homossexual de Sandra. Os avós e tios ainda não sabem, mesmo Sandra namorando há mais de um ano. Vera diz não revelar para seu pai por sentir vergonha e dizer que ele nunca entenderia. Vera comenta isto como se a filha fosse um “fracasso” e começa a trazer outras questões, tais como: a filha não consegue um estágio que seja bem remunerado, não tem mais estudado tanto quanto antes para as provas na faculdade e ela justifica estas questões pela “má companhia” de sua namorada.

A namorada é dez anos mais nova que Sandra, tendo 17 anos e Tb já namorou antes meninos, sendo a segunda mulher que namora. Sandra fala dela com apaixonamento e diz viver com ela o que nunca vivenciou antes em outra relação, principalmente o afeto e a possibilidade de fazer planos para ambas como casal. Pensam em adotar um filho mais tarde, depois que Sandra se formar e sua namorada conseguir um emprego, pois está desempregada e parou os estudos.

Vera critica estas questões, dizendo que ela está sendo precipitada e que a namorada de Sandra a está usando, já que são de níveis sócio-econômicos diferentes. Diz que quer “proteger” a filha “deste mal”.

Nas demais sessões, a terapeuta conseguiu falar com toda família, vindo o pai e irmão mais novo de Sandra. O pai e o irmão se mostraram mais compreensivos com a escolha de Sandra, dizendo que desde que percebam ela feliz, isto os basta. Mas colocam que se preocupam com Vera, pois  a mesma está sofrendo muito com a escolha da filha. O pai coloca que a esposa não é mais a mesma, chora pelos cantos, não tem vontade de sair ou viajar... salienta que ela era muito apegada a filha e ambas faziam tudo juntas, o que não ocorre mais, já que Sandra prefere sempre estar com a namorada.

Vera chora ao ouvir o relato do marido e Sandra Tb. Sandra diz que sente falta da parceria de sua mãe e que gostaria que ela entendesse que está feliz com sua namorada. Diz que procura a mãe para fazerem algo juntas, como antes faziam (ir ao shopping por exemplo)mas que a mãe não aceita mais os convites da mesma.

Diante da breve exposição do caso clínico acima, responder:

  1. Como vc compreende sistemicamente o que está ocorrendo nesta família?
  2. Quais crenças sobre homossexualidade aparecem no caso clínico citado?
  3. Que tipo de intervenções poderiam ser feitas com a família? (mãe e filha; os pais de Sandra; Sandra e a namorada??) Sugira o que vc faria de acordo com o texto lido sobre família e homossexualidade, salientando em tópicos algumas sugestões de intervenções , explicando os objetivos destas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com