TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Clinico

Trabalho Escolar: Caso Clinico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  1.568 Visualizações

Página 1 de 6

• Sâmela, 22 anos, apresentava intensa dor nos olhos quando precisava ler ou concentrar a visão em um único ponto. Ao procurar o oftalmologista, este verificou via mapeamento de retina que ela apresentava focos de proliferação de parasitas, provavelmente Toxoplasma gondii, que confirmado via exame imunológico para IgM e IgG. O médico prescreveu um AIE para utilização dia oral e outro na forma de colírio. Quais podem ter sido essas prescrições. Apresente três opções de cada uma delas.

Resposta: A Toxoplasmose é popularmente conhecida como doença do gato, causada pelo parasita Toxoplasma gondii, é transmitida por animais como cães e gatos para o ser humano, pode ser transmitida de pessoa pra pessoa através de transfusões sanguíneas ou transplantes de órgãos.

No adulto tem cura e pode ser alcançada através do uso de antibióticos, se o feto for contaminado pode sofrer toxoplasmose congênita podendo nascer com alguma deficiência.

A toxoplasmose ocular é causada pela contaminação do toxoplasma no olho afetando a retina e causando uma inflamação, podendo ocorrer durante anos após a contaminação, essa inflamação pode causar cegueira se não for tratada a tempo.

Medicamentos via oral

1. Prednisona: Apresenta grande atividade antiinflamatória, anti-reumática e antialérgica no tratamento de doenças que respondem conticoesteróides. Indicado no tratamento de doenças endócrinas, dermatológicas, oftálmicas entre outras. È indicada para uso oral, e sua dose inicial para adultos pode variar de 5 mg a 60 mg diários, dependendo do tratamento da doença.

2. Bactrim® (Sulfametoxazol +Trimetoprima): contém componentes ativos que agem e bloqueiam duas enzimas que catalizam estágios na biossíntese do ácido folínico no microrganismo. È eficaz contra germes que são resistentes a um dos componentes, devido seu mecanismo de ação o risco de resistência bacteriana é minimizado. É indicado pra infecções causadas por germes sensíveis aos componentes da fórmula, suas doses devem ser administradas pela manhã e á noite de preferência após uma refeição e com uma quantidade suficiente de líquido. Dose habitual: 2 comprimidos de Bactrim® (Sulfametoxazol + Trimetoprima) a cada 12 horas.

3. Cloridrato de Clindamicina: inibidor da síntese protéica bacteriana, ou seja, impede que as bactérias produzam proteínas que são a base do seu crescimento e reprodução, é indicado no tratamento de diversas infecções causadas por bactérias. No tratamento de Toxoplasmose ocular é indicado para pessoas que tem alergia a sulfa, apresenta-se sob a forma de cápsulas de cor lilás sua dose diária recomendada é de 600 a 1800 mg por dia dividida em 2,3 ou 4 doses iguais.A duração do tratamento varia, dependendo da gravidade da infecção devendo ser definido pelo médico.

Medicamentos na forma de colírio

1. Cilodex (Ciprofloxacino + Cloridrato de Dexametasona): Indicado para infecções oculares, pertence ao grupo das quinolonas com efeito bactericida contra amplo espectro de bactérias Gram-positivas e Gram-negativas. Age através do bloqueio da DNA girase enzima essencial para as bactérias na síntese do DNA. A dexametasona é um glicocorticóide sintético que inibe a resposta inflamatória induzia por agentes da natureza mecânica, química ou imunológica aliviando os sintomas de prurido, ardor, vermelhidão e edema. Administrar 1 ou 2 gotas a cada 4 horas por um período aproximado de 7 dias.

2. Tobradex (Tobramicina + Cloridrato de Dexametasona): Contém Tobramicina que elimina as bactérias causadoras da infecção ocular e o esteróide antiinflamatório dexametasona. Indicado em condições inflamatórias oculares sensíveis a esteróide e onde exista infecção ocular bacteriana superficial. Aplicar 1 ou 2 gotas a cada 4 ou 6 horas.Durante as 24 a 48 horas iniciais, é possível aumentar a dosagem para 1 ou 2 gotas a cada 2 horas, ou diminuir a a freqüência da dosagem de acordo com a melhoria dos sintomas.

3. Cicloplégico (Cloridrato de Ciclopentolato): Agente anticolinérgico que bloqueia a resposta dos músculos do esfíncter da íris e do corpo ciliar, produzindo a dilatação da pupila e paralisia da acomodação. È adjuvante no estudo da refração ou na oftalmoscopia, indicado no tratamento de distúrbios inflamatórios dos olhos como: irite, iridociclite, ceratite e coroidite. Sua posologia varia com a indicação e critério do médico, sendo suficientes o uso de 1 ou 2 gotas do colírio para obter os resultados esperados.

• Caso 6

Fernando, 15 anos é atleta juvenil do Goiás Esporte Clube. Ao exame periódico do

clube, o clínico verificou que ele apresentava rachaduras entre os dedos dos pés

característico de afecção por fungo. Ele também relatou médico que em período de

muito estresse apresentava a pele descamando e verificou por relatos de internet que

parecia Psoríase.

O médico prescreveu um AIE para uso tópico e outro para uso oral . Apresente três

opções de cada uma delas.

Resposta:

A psoríase é uma doença inflamatória da pele, benigna, crônica, relacionada à transmissão genética e que necessita de fatores desencadeantes para o seu aparecimento ou piora (principalmente no inverno). Afeta 1 a 2% da população mundial. Acomete igualmente homens e mulheres, embora o início seja mais precoce nas mulheres. Existem dois picos de idade de prevalência: antes dos 30 e após os 50 anos. E, em 15% dos casos, surge antes dos dez anos de idade.

Uso tópico:

1. Cetoconazol + dipropionato:(Pomada dermatológica: bisnaga de 30 g)

Cada 1g da pomada dermatológica contém:

- Cetoconazol: 20,00 mg

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com