TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Clinico

Pesquisas Acadêmicas: Caso Clinico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  4.085 Visualizações

Página 1 de 2

Caso 9

1- Por que Ellen desenvolveu Rinite Sazonal?

O início da rinite ocorre principalmente na infância, mas pode surgir em qualquer idade. Quando surge nas crianças é frequente os sintomas continuarem pela vida adulta. Fatores como a localização geográfica, as condições ambientais influenciam o desenvolvimento da doença. Rinite alérgica é um termo médico que se refere à inflamação da membrana do nariz causada por reações alérgicas. É a doença crônica mais comum em seres humanos. Essa alergia se caracteriza por aparecer repetidamente somente em certas épocas do ano. Está associada à alergia a grãos de polens e esporos fungos presentes no ar.

Provavelmente Ellen desenvolveu a Sazonal por entrar em contato com os alérgenos “sazonais” que estão no seu ambiente, geralmente os sintomas são provocados principalmente pelos polens de gramíneas. Alguns fungos alergênicos liberam seus esporos seguindo um padrão sazonal e, portanto, também podem participar de quadros alérgicos intermitentes.

Os sintomas típicos da rinite sazonal incluem crises de espirros, prurido nasal e coriza, olhos vermelhos e lacrimejantes. Nas regiões onde é muito grande a concentração de polens ou quando existe superposição de estações polínicas e de fungos, as pessoas sensíveis a estes alérgenos (polens e fungos) poderão apresentar sintomas persistentes ao longo de todo o ano.

2- Por que a difenidramina alivia os sintomas de Ellen?

Porque é um antagonista de primeira geração que é absorvido rapidamente pelo organismo, leva mais ou menos 30 minutos. Antagonistas histamínicos tem efeitos sedativo e anticolinérgico além de bloquearem os efeitos da histamina. São importantes no alívio dos sintomas diurnos da rinite sazonal. Seus efeitos farmacológicos podem advir de bloqueio H1 ou serem independentes dele. Esses compostos têm utilidade no manejo das reações de hipersensibilidade imediata e no antagonismo aos efeitos de histamina anormalmente elevada no organismo.

Histamina é a responsável pelos sintomas da rinite e a difenidramina age bloqueando seu efeito por isso causa uma sensação de alívio.

3- Por que a difenidramina provoca sonolência?

Mesmo em doses terapêuticas, antagonistas de primeira geração produzem efeitos em sistema nervoso central, como sonolência, redução do estado de alerta, incoordenação motora e prejuízo de função cognitiva. Para reduzir os efeitos devem ser usados à noite.

4- Por que a loratadina não causa sonolência?

A loratadina faz parte dos anti-histamínicos de segunda geração, cuja composição permite aliviar os sintomas da rinite e da urticária, sem passar a barreira sangue-cérebro e sem exercer um efeito sedativo sobre o organismo.

Junto com efeitos necessários para o seu tratamento, os medicamentos podem causar efeitos não desejados. Loratadina geralmente não causa secura na boca ou sonolência. Os efeitos mais comuns são: dor de cabeça, cansaço, perturbação estomacal, nervosismo e erupções da pele. Em casos raros, perda de cabelo, reações alérgicas severas, problemas de fígado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com