TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Causas da depressão

Artigo: Causas da depressão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  Artigo  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 5

Depressão

Ficar triste as vezes pode ser normal, podemos ter motivos que faça com que o sorriso passe longe de nós por períodos ou instantes, em decorrência de acontecimentos da vida.

Essa experiência de mudanças diárias em nosso humor é universal e considerada normal; mas, por outro lado, se a tristeza for contínua e insistir sem motivos aparentes, é sinal de que tem algo errado. Quando há sintomas como a tristeza persistente, falta de interesse, alterações do sono, vontade de chorar sem motivos e outros, deve-se imediatamente procurar ajuda. Psicólogos ou Médicos especialistas farão uma avaliação psicológica para que assim seja dado um correto diagnóstico, pois pode se tratar de um quadro de Depressão. Hoje em dia a Depressão é vista como uma doença “normal” e como a “doença do século” que está presente na vida de milhares de pessoas pelo mundo todo. Muitos tratam o transtorno como se fosse uma “frescura”, mas, no entanto, sabemos que a realidade é outra. A Depressão afeta o corpo, mente, pensamentos, alimentação, sono, e faz com que a pessoa não sinta vontade de desenvolver atividades e tarefas normais do dia a dia. Vamos entender melhor o que é a Depressão e por que precisa de tratamento:

Depressão é uma doença e/ou transtorno que atinge o Emocional. Esta pode se dar por variados fatores como Genética, Fatores Sociais, Traumas, Drogas, Gravidez, entre muitos outros. O que a grande maioria das pessoas não sabe é que nosso Sistema Nervoso está diretamente ligado aos quadros de Depressão, pois é ele o responsável pelas funções de controle do nosso organismo. As células que compõem todo este sistema são chamadas de Neurônios. Do corpo de cada Neurônio saem prolongamentos chamados dendritos e axônio. Eles funcionam como se fossem fios que levam os impulsos nervosos captados pela visão, olfato, audição, tato e pelo paladar; transmitindo um estimulo excitatório ou inibitório.

Um neurônio pode enviar impulsos nervosos a muitos outros.

Nosso cérebro vive uma fantástica ciranda de impulsos nervosos, resultando por fim o pensamento, a ação, locomoção, manifestação de alegria ou preocupação.

Para os impulsos nervosos passarem de um neurônio para outro, devem vencer um espaço existente entre eles, o qual se chama Fenda Sináptica. Esta função de passar e receber os estímulos recebe o nome de Sinapse. Para que os impulsos nervosos possam vencer esse espaço eles liberam substancias que estimulam ou inibem o neurônio seguinte que recebem o nome de Neurotransmissores.

Quimicamente a Depressão é causada por um defeito nos Neurotransmissores, que dariam a sensação de conforto, prazer e bem estar.

“A sobrecarga das doenças mentais, entre elas a depressão, tem sido subestimada pelos levantamentos feitos, que costumam não avaliar a incapacitação causada pelas patologias, considerando somente sua mortalidade. Nesse cenário, muito se tem pesquisado na tentativa de compreender sua etiologia e aprimorar seu tratamento. Ainda desconhecida e em determinados aspectos controversa, a etiologia da depressão tem, para efeito de estudos, seus fatores divididos em: causas biológicas e psicossociais. Áreas estas que interagem intensamente entre si na expressão patoplástica da doença.” BAHLS, Saint-Clair. Depressão: uma breve revisão dos fundamentos biológicos e cognitivos. Interação em Psicologia (Qualis/CAPES: A2), [S.l.], v. 3, Dez. 2005. ISSN 1981-8076. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs-2.2.4/index.php/psicologia/article/view/7660/5463>. Acesso em: 02 Set. 2013.

Os principais Neurotransmissores que existem são:

Acetilcolina: que estimula o impulso a ser transmitido e é o Neurotransmissor mais encontrado no corpo. Ajuda no tônus muscular, emoções e aprendizado e controla a pressão sanguínea e batimento cardíaco durante a relação sexual. A falta desse Neurotransmissor leva a falta de concentração e esquecimento.

Endorfina: Atua como um calmante natural, alivia a sensação de dor e produz sentimento de euforia e êxtase.

Dopamina: É um Neurotransmissor inibidor e apresenta diferentes funções dependendo do local onde atua. A falta desse Neurotransmissor pode causar a doença de Parkinson.

Noradrenalina: Conhecida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com