TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro Universitário Anhanguera de Niterói

Por:   •  21/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Centro Universitário Anhanguera de Niterói

UNIAN

Psicologia


Adriana Albuquerque RA: 169893211111

Cíntia Assumpção RA: 169963011111

Letícia Moreira RA: 162934611111

Márcia Duarte RA: 170123011111

Maria Eduarda Bergê RA :163018011111

Priscila Thomson RA: 162952311111

        

ARTE E A CULTURA ALIADAS À SAÚDE MENTAL - MÚSICA


Niterói

2020

Adriana Albuquerque RA: 169893211111

Cíntia Assumpção RA: 169963011111

Letícia Moreira RA: 162934611111

Márcia Duarte RA: 170123011111

Maria Eduarda Bergê RA :163018011111

Priscila Thomson RA: 162952311111



ARTE E A CULTURA ALIADAS À SAÚDE MENTAL - MÚSICA

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Anhanguera de Niterói como requisito à avaliação da disciplina de Psicopatologia II do curso de Graduação em Psicologia.

Orientadora: Carolline de Carvalho

Niterói

2020

INTRODUÇÃO

A música é considerada um estimulante para o desenvolvimento do cérebro e à saúde mental, ela está entre uma das mais antigas terapias, é um dos caminhos mais rápidos e eficazes para se promover o equilíbrio entre o estado fisiológico e emocional do ser humano, e que lhe traz bem estar físico e psíquico.

        Dentre diversas artes culturais, a música mais do que qualquer outra, tem uma ampla concepção neuropsicológica, com acesso direto à afetividade, controle de impulsos e emoções, motivação, como também é a responsável por induzir a produção de dopamina e serotonina, substâncias relacionadas ao prazer. Ela é referida por sua capacidade de estimular a memória não verbal; um elemento de aplicação nas funções cerebrais. A música é indicada para o desenvolvimento de potenciais e recuperação de funções, com objetivos terapêuticos relevantes que envolvem a melhora das necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.

A MÚSICA COMO ALIADA À SAÚDE MENTAL

Diante do momento em que o mundo inteiro se encontra, com o isolamento social por conta da pandemia do Coronavírus, a música vem sendo uma grande aliada, unindo e facilitando a conexão entre as pessoas.

         A necessidade de permanecer em casa, pode ser uma incumbência desconfortável, principalmente quando sair na rua é sinônimo de risco, o que vem a causar ansiedade e tensões nervosas. Por essas e outras situações vividas pelo isolamento, as atividades musicais em geral (tocar um instrumento ou ouvir música) tem sido uma grande aliada.

        A música proporciona benefícios como o relaxamento, que é uma terapia equivalente a um tranquilizante, tão primordial nesses dias. Os efeitos que a música traz são reconfortantes, ocasionando nas pessoas a paz interior e o bem-estar, aliviando o medo, a ansiedade e a tristeza. Já foi comprovado, pela neurociência, as interferências da música no cérebro e no sistema nervoso.

A aplicação de experiências musicais é um método intermediário que auxilia no desenvolvimento da saúde mental. A música de fato é um dos caminhos mais rápidos e eficazes para consumação do equilíbrio entre o estado fisiológico e emocional do ser humano, e que proporciona bem estar físico e psíquico. São muitos os benefícios proporcionados pela música:

  • Melhora da comunicação
  • Reduz a ansiedade
  • Libera endorfina (hormônio do bem-estar)
  • Torna atividades físicas mais prazerosas.
  • Melhora autoestima
  • Melhora o humor
  • Estimula a memória e as conexões cerebrais
  • Ajuda no relaxamento
  • Libera dopamina (hormônio do prazer)
  • Promove o autoconhecimento
  • Estimula o sono e combate a insônia
  • Colabora com a expressão corporal
  • Auxilia na coordenação motora

MUSICOTERAPIA

A musicoterapia é uma técnica terapêutica que se utiliza da música para tratar seus pacientes. Trata-se de um híbrido entre arte e saúde e serve para promover a comunicação, expressão e aprendizado. Além disso, busca facilitar a organização e a forma de se relacionar dos seus pacientes.

O campo de atuação dos profissionais com formação em Musicoterapia é bastante amplo. O musicoterapeuta pode atuar em clínicas, hospitais, escolas, creches, asilos, entidades de assistência a idosos e gestantes, clínicas de reabilitação e Ongs, além de prestar atendimento em seu próprio consultório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (104.3 Kb)   docx (49.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com