TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima organizacional da equipe do restaurante Fellini

Artigo: Clima organizacional da equipe do restaurante Fellini. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objeto o caso “Restaurante Fellini”, como podemos observar o Restaurante Fellini tem como prioridade tratar bem os funcionários e os clientes de forma em que todos fiquem satisfeitos, uma boa maneira encontrada pelo restaurante é incentivar os funcionários através de brindes á darem o melhor de si, isso traz muitos benefícios ao restaurante já que os funcionários se sentem incentivados em prestar um bom serviço e também em almejar uma promoção. Sendo exemplos de uma boa gestão de recursos humanos, além de exemplos de liderança, o restaurante já ganhou diversos prêmios.

Será discutido o tipo de liderança em evidencia no restaurante Felline, bem como comportamento, clima e cultura que o restaurante demonstra, discutindo as suas peculiaridades, e mostrando como o tipo de liderança do restaurante ajuda em sua boa gestão, criando um ambiente de trabalho saudável.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Psicologia organizacional e Gestão de Pessoas

O famoso restaurante Fellini, localizado no Rio de Janeiro, têm como seu diferencial dos outros restaurantes, a sua gestão de recursos humanos. Com uma gestão participativa a empresa é um exemplo a ser seguido, seu modelo de gestão já foi premiado pelo PROCON em 2008 recebendo o Selo de Varejo, concedido pelo SEBRAE, realizando reuniões todos os meses com seus funcionários, o restaurante busca melhorias para atrair novos clientes e melhorar o ambiente de trabalho, dando oportunidade para todos opinarem ou reclamarem sobre o que está certo ou errado. O grande diferencial e a principal vantagem do restaurante Felline é obtida pelos seus colaboradores e a sua gestão de recursos humanos.

O restaurante tem um ambiente de trabalho familiar, que faz com que seus colaboradores se cintam a vontade para dar opiniões e participarem de sua gestão, dando ideias novas que venham a melhorar o restaurante ou até mesmo indicando um novo colaborador. A psicologia organizacional está ligada ao bem estar de cada um de seus colaboradores, o restaurante busca esse bem estar criando um ambiente familiar, incentivando a pratica de esportes, além de ter um programa de integração de novos colaboradores.

Liderança e clima organizacional são fatores essenciais nas relações líder e colaborador. A liderança pode transformar o clima organizacional em um ambiente agradável e que atenda as reais necessidades de seus liderados, isso é mostrado no restaurante através de sua gestão participativa, criando assim um ambiente saudável. Através de uma boa atmosfera ambiental as pessoas sentem-se motivadas para o trabalho, permitindo que todos atuem de maneira a cooperar e colaborar somando forças e caminhando de forma interagida em prol do sucesso do restaurante.

Gehringer (2003, p. 112) afirma que:

O líder tem sempre que ter em mente que é uma ponte e não um muro. O

verdadeiro líder facilita a vida de todo mundo, é uma ponte entre os

problemas de seus subordinados e as devidas soluções. A verdadeira

liderança, aquela realmente consistente e duradoura, só existe quando há

respeito mútuo entre o líder e o subordinado.

Toda organização possui um estilo próprio de liderarança, uns mais amorosos outros mais impositivos. Cada líder tem seu estilo bem particular de gerir pessoas. O restaurante utiliza alguns estilos de liderança como afetiva, tratando bem seus colaboradores e sendo recompensado com alto desempenho e dedicação, esse estilo de liderança cria uma harmonia e proximidade na equipe, porem a liderança mais evidente no restaurante Felline é a liderança democrática, onde o consenso é a palavra de ordem do líder democrático, que tira o melhor de sua equipe a partir da divisão de decisões e responsabilidades oque fica evidente no restaurante através de sua gestão participativa, onde todos podem opinar. A liderança democrática é a melhor para criação de ambientes de alto desempenho. Isso porque o compartilhamento das responsabilidades faz com os liderados se sintam corresponsáveis e parte de uma construção coletiva é o que ocorre no restaurante Felline.

2.2 COMPORTAMENTO, CLIMA E CULTURA

Cada organização tem sua própria cultura, isso não é diferente com o restaurante Felline, a forma com que seus colaboradores interagem, trabalham, suas atitudes e comportamentos fazem parte dessa cultura.

Chiavenato (1994, p.52) afirma que:

“A cultura representa o ambiente de crenças e valores, costumes, tradições, conhecimentos e práticas de convívio social e relacionamento entre as pessoas. A cultura significa o comportamento convencionalizado e aceito pela sociedade e provoca enorme influência e condicionamento sobre todas as ações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com