TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clube de compras Dallas - Psicanálise

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.300 Palavras (14 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como principal integrar as atividades acadêmico-científico às competências necessárias aos objetivos gerais dos conteúdos programáticos, fazendo uma integração entre a matéria Teoria psicanalítica, definindo os conceitos da Psicanálise segundo o dicionário de Roudinesco e o vocabulário de Laplanche com o filme Clube de compras Dallas.

Estabelecer uma única conceituação sobre algum termo é algo delicado, visto a coexistirem conceitos por vezes inconciliáveis. Alguns conceitos descrevem as classes de eventos que configuram sua natureza ou essência, apontam-lhes tanto suas causas e variações. Sendo assim, importantes distinções existem acerca dos conceitos e, por isso, mais do que o conceito a importância de sua compreensão.

DEFINIÇÕES

Estado Hipnóide: Expressão introduzida por J. Breuer: estado de consciência análogo ao criado pela hipnose; este estado é tal que os conteúdos de consciência que nele aparecem entram pouco ou nada em ligação associativa com o restante da vida mental; teria como efeito a formação de grupos de associações separados.

O estado de Hipnóide e um certo vazio na consciência que corresponde ao primeiro estimulo que chegar na consciência,  e eles tem duas condições: um estado de devaneio e o aparecimento de um afeto. Em alguns dos casos o estado de devaneio ou a emoção viva que paralisa o curso das associações, são a causa do estado de hipnóide.  

Histeria: Classe de neuroses que apresentam quadros clínicos muito variados. As duas formas sintomáticas mais bem identificadas são a histeria de conversão, em que o conflito psíquico vem simbolizar se nos sintomas corporais mais diversos, paroxísticos (exemplo: crise emocional com teatralidade) ou mais duradouros (exemplo: anestesias, paralisias histéricas, sensação de “bola” faríngica, etc.), e a histeria de angústia, em que a angústia é fixada de modo mais ou menos estável neste ou naquele objeto exterior (fobias).

Foi na medida em que Freud descobriu no caso da histeria de conversão traços etiopatogênicos importantes, que a psicanálise pôde referir a uma mesma estrutura histérica quadros clínicos variados que se traduzem na organização da personalidade e no modo de existência, mesmo na ausência de sintomas fóbicos e de conversões patentes.

Pretende se encontrar a especificidade da histeria na predominância de certo tipo de identificação e de certos mecanismos ( particularmente o recalque, muitas vezes manifesto), e no aflorar do conflito edipiano que se desenrola principalmente nos registros libidinais fálico e oral .

A histeria pertence a uma classe de neuroses da sua própria mente que são ligadas a algum medo, trauma, fobia, ou alguma crise emocional muito forte que você teve, e ela requer todo um cuidado especifico, para distinguir com qual tipo de histeria você vai lidar.

Repressão: Em sentido amplo: operação psíquica que tende a fazer desaparecer da consciência um conteúdo desagradável ou inoportuno: idéia, afeto, etc. Neste sentido, o recalque seria uma modalidade especial de repressão.

Em sentido mais restrito: designa certas operações do sentido A diferentes do recalque: Ou pelo caráter consciente da operação e pelo fato de o conteúdo reprimido se tornar simplesmente pré consciente e não inconsciente; ou, no caso da repressão de um afeto, porque este não é transposto para o inconsciente mas inibido, ou mesmo suprimido.

Em certos textos franceses [e brasileiros] traduzidos do inglês, equivalente errado de verdrangung(recalque).

A repressão e um mecanismo de defesa, que consegue pegar informações do seu consciente e simplesmente passar para seu inconsciente sem você perceber, como por exemplo: Um sonho que você teve certo dia e assim que acorda vira para o lado e vai contar para a pessoa que esta ao seu lado e em fração de milésimos você esquece o sonho, por que houve uma repressão com a informação que você tinha sobre seu sonho.

Método Catártico: Método de psicoterapia em que o efeito terapêutico visado é uma “purgação”, uma descarga adequada dos afetos patogênicos. O tratamento permite ao sujeito evocar e até reviver os acontecimentos traumáticos a que esses afetos estão ligados, e abreagi los.

Historicamente o “método catártico” pertence ao período (1880 – 1895) em que a terapia psicanalítica se defina progressivamente a partir de tratamentos efetuados sob hipnose.

Muitos ainda confundem o método catártico com a hipnose, porque no começo que o método catártico começa a ser utilizado por Freud ele era muito ligado ao hipnotismo, e passou a ser um instrumento a ser utilizado na psicoterapia para as pessoas conseguirem desencadear seus sentimentos que estava recalcados e estavam desencadeando doenças.

Conversão: Mecanismo de formação de sintomas que opera na histeria e mais especificamente na histeria de conversão.

Consiste numa transposição de um conflito psíquico e numa tentativa de resolvê lo em termos de sintomas somáticos, motores (paralisias, por exemplo) ou sensitivos (anestesia ou dores localizadas, por exemplo).

O termo “conversão” é, para Freud, correlativo de uma concepção econômica; a libido desligada da representação recalcada é transformada em energia de inervação. Mas o que especifica os sintomas de conversão e a sua significação simbólica: eles exprimem, pelo corpo, representações recalcadas.

O termo conversão e muito usado na psicopatologia, por ser o nome dado a função que ocorre quando um sentimento recalcado que você tem aparece através do seu corpo.

Transferência: Designa em psicanálise o processo pelo qual os desejos inconscientes se atualizam sobre determinados objetos no quadro de um certo tipo de relação estabelecida com eles e, eminentemente, no quadro da relação analítica.

Trata se aqui de uma repetição de protótipos infantis vivida com um sentimento de atualidade acentuada.

É à transferência no tratamento que os psicanalistas chamam maior parte das vezes transferência, sem qualquer outro qualificativo.

A transferência é classicamente reconhecida como o terreno em que se dá a problemática de um tratamento psicanalítico, pois são a sua instalação, as suas modalidades, a sua interpretação e a sua resolução que caracterizam este.

O termo “transferência” não pertence somente ao vocabulário psicanalítico, possui um sentido geral, próximo do de transporte, que significa mais um deslocamento de valores, de direito, de entidades, mais do que um deslocamento material de objetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (140.5 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com