TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Codigo de etica

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

Analise do caso de acordo com o código de ética do psicólogo

       O psicólogo recebeu em seu consultório um caso de  um menino de seis anos de idade, no momento de fazer  o diagnostico e atende-lo, tomou ciência  que o menino era filho de pais separados e que os pais sempre brigavam e o menino ia para a sessão de terapia somente com a companhia da mãe, e o menino via o pai somente no final de semana. A mãe reclamava do pai do menino para o psicólogo sempre relava  que ele era agressivo e violento, que não tinha condições de dialogo com o mesmo , por isso queria que o filho ficasse menos tempo com o pai porque esse comportamento que o mesmo tinha era a causa dos sintomas apresentados pelo menino e da impossibilidade de melhoria dos mesmos.
    Frente esses relatos o psicólogo nunca chamou o pai da criança para participar das sessões de terapia porque não queria se ter envolvimento  com ele devido o comportamento que o mesmo tinha. A mãe da criança solicitou ao psicólogo o relatório sobre o estado de seu filho para que na disputa com o marido tivesse dados perante o juiz para justificar o pedido de redução do numero de visitas do pai.
    Assim o psicólogo escreveu como laudo psicológico no qual foi exposto uma analise psicológica, a relação do menino com o pai a qual era relatado  como descontrolado e agressivo, diante da descrição da figura paterna foi incluído hipótese de transtorno psiquiátrico e fez sugestões quanto a periodicidade das visitas do pai e colocou a sua assinatura, data e inscrição do CRP.

    Fazendo uma analise do caso identificamos que de acordo com o código de ética do psicólogo onde deixa evidente  que o psicólogo precisa seguir as normas do código de ética para que possa garantir a adequada relação de cada profissional com sua relação com a sociedade como um todo.

    Compreendemos que nesse caso vivido ocorreu a infração do psicólogo, pois o mesmo escreveu um laudo psicológico sendo expresso  o pai da criança, onde o mesmo nunca participou de nenhuma sessão de terapia, junto com o filho e a mãe, e no laudo o psicólogo descreveu a relação do pai com o filho que era descontrolada e agressiva, os prejuízos causados ao menino pelo contato com a figura paterna é uma hipótese de transtorno psiquiátrico e a periodicidade das visitas do pai.
   Portanto de acordo com o código de ética do psicólogo o mesmo precisa de atentar ás  responsabilidades de informar a quem de direito os resultados decorrentes da prestação dos serviços psicológicos transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário.
   Entretanto ao  psicólogo é vedado praticar ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligencias, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão.
   Ser coniventes com erros faltas éticas, violação de direitos, crimes ou contra versões penais praticados por psicólogo na prestação de serviços profissionais.
O psicólogo cometeu falta ética ao expor em laudo emissão de um documento sem fundamentação e qualidade técnico cientifica porque o mesmo baseou-se a descrição do laudo somente nos comentários da mãe do menino sem ter tido um contato com o pai da criança.
     De acordo com o código de ética é proibido ao psicólogo realizar diagnósticos, divulgar procedimentos ou apresentar resultados de serviços psicológicos em meios de comunicação de forma a expor pessoas, grupos ou organizações.
O psicólogo compartilhara somente informações relevantes para qualificar o serviço postado resguardando o caráter confidencial das comunicações assinalando a responsabilidade de quem as receber de preservar o sigilo.
O psicólogo responsabilizar-se pelos encaminhamentos e se fizerem necessários para garantir a proteção integra do atendido e é dever do mesmo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger por meio da confiabilidade, a intimidade das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com