TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Tornar-se Doente Mental

Artigo: Como Tornar-se Doente Mental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/12/2014  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 3

O autor:

• Psiquiatra no hospital da Universidade de Coimbra.

• Professor associado da Faculdade de Medicina.

• Doutoramento em 1986 com tese ligada à Psiquiatria Biológica.

• Agregação em 1996 com lição em perturbações de ansiedade

• Reflexão crítica sobre a actividade clínica

Prefácio e Introdução

Este livro tem como objectivo, dar a entender a um público não cientifico as diversas perspectivas acerca das doenças mentais que abrangem a sociedade. Em primeira abordagem o autor define este livro como uma transição entre como se tornar doente mental dando algumas psicoses e como as obter, dando assim o real aspecto mental de um verdadeiro doente mental, e numa segunda abordagem demonstra como não se tornar num doente mental e os seus respectivos passos.

“Como tornar-se fóbico”

A fobia é caracterizada por deixar o individuo num estado de pânico, ansiedade e de medo de ter medo da situação em que está inserido dada a fobia em causa.

1) Fobia social: medo com perturbações de pânico associadas a presenças em eventos sociais;

“Como tornar-se paranóico”

Paranóico: Acha que tudo à sua volta gira em torno de sí.

Pessoa que desconfia de tudo de todos, normalmente não tem auto-confiança, acha que todos estão falar mal dele, e normalmente tem dificuldade na vida social.

1) Delírio de ciúmes : O doente, por temer uma infidelidade conjugal, cria uma série de racionalizações que o levam para ideias mórbidas de ciúme. Pode constituir situações de grande periculosidade (agressividade e até homicídio), sobretudo em doentes alcoólicos.

“Como tornar-se obsessivo-compulsivo”

É um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos obsessivos e compulsivos no qual o indivíduo tem comportamentos considerados estranhos para a sociedade ou para a própria pessoa; normalmente trata-se de ideias exageradas e irracionais.

“Como tornar-se histriónico” (Padrão de emotividade excessiva e procura de atenção)

.

1) Estados dissociativos: pessoas que apresentam este tipo de perturbação, exibem personalidade múltipla, a qual prejudica o comportamento social, profissional e familiar, não sendo causada por factores fisiológicos.

• Amnésia dissociativa: Incapacidade de conseguir recordar informação pessoal e de acontecimentos que tenham sucedido recentemente.

• Fuga dissociativa: Deambulismo com incapacidade de recordar o passado; confusão de identidade ou assunção de uma nova.

• Perturbações dissociativa de identidade: Presença de duas ou mais identidades, tomando essas controlo da própria personalidade do sujeito, passando essas a genuínas.

“Como tornar-se maníaco-depressivo”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com