TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tornar-se Homem

Artigo: Tornar-se Homem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/7/2014  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CCHLA / PSICOLOGIA 2014.1

SOCIOLOGIA APLICADA À PSICOLOGIA

PROF. DR. MAURO KOURY

FRANCISCO ROMÁRIO SILVEIRA – 11403996

Resumo: “Volverse hombre. Ambigüedad y ambivalencia en la construcción del género masculino – Tornar-se homem. Ambiguidade e ambivalência na construção do gênero masculino”. (Prof. Dr. Guilherme Pinheiro Koury Mauro)

A título de contexto social, tendo por base a análise do texto introdutório em que se propõe este trabalho resumir, expõe-se aqui, de forma sucinta, a construção do que sugere o documento acerca do processo de tornar-se homem frente à sociedade (patriarcal). O ensaio visa compreender por meio da análise dos fatos entrevistados e com base nos discursos sequentes que se deram no decorrer da pesquisa, como se dá a formação do gênero masculino na sociedade e contribui para o entendimento acerca da sociabilidade e dos processos pelos quais o homem molda-se como ser masculino a partir de suas vivências no meio familiar, social ou cultural, sob influência do meio e de quem nele se está inserido. A narrativa enfoca incialmente uma abordagem sobre a relação indivíduo-sociedade dada, sobretudo, por meio da tríade, pai-mãe-filho no processo de construção do indivíduo masculino. O autor retrata ao longo de seu discurso como indivíduo e sociedade são construídos e se constroem, mutualmente, ressaltando em análise ao caso específico os paralelos, a singularidade e a aplicação disso ao todo ante à estruturação da constituição social. O conflito, ou os conflitos que constroem e alicerçam a identidade masculina são apresentados como transcendentes à determinação biológica, estando ligada a formação do indivíduo em sua particularidade às relações sociais, e principalmente, aos costumes impregnados na sociedade, passados de geração a geração, de onde brotam os estereótipos e toda a série de elementos que, positivamente ou não, fazem parte da construção do ser social esteja ele em sua singularidade ou sendo ele parte do todo numa perspectiva mais abrangente. Enquanto se dá o relato do jovem, levantam-se inúmeros aspectos da construção sócio-familiar tais como o autoritarismo e a agressividade paterna, a passividade exercida pelo papel da mulher, a violência moral, a supremacia do homem sobre a estrutura em que se estão imersos os filhos e a mãe, bem como a formação do filho, homem em formação, sujeito às ordens e anseios do pai em seu papel hierárquico. Por fim, o ensaio apresenta uma narrativa acerca da construção do ser homem e os conflitos provindos disso que dão luz ao molde do indivíduo como sendo humano e, maiormente, homem ante a sociedade e todo o processo de construção dela a partir da estruturação do ser.

Palavras chave: gênero, construção do ser, homem e seu molde, hierarquia masculina.

QUESTÕES

1) Existe um fato social na linguagem Durkheimiana. Qual?

Para Durkheim, fato social é uma maneira de agir e pensar exterior ao individuo, mas que tem um poder de coerção sobre este mesmo individuo. Tomando por base este conceito, pode-se perceber que o fato social presente no ensaio é, por assim dizer, em suma, a tentativa de um pai em “masculinizar” o filho. Este, por sua vez, numa condição submissa ao pai, não escolhe seu gênero, mas é coagido pelo pai a interiorizar o gênero masculino e tornar-se um Homem.

2) Identificar a relação entre indivíduo e sociedade nele, e como Durkheim e Parsons o faria: aproximações e diferenças analíticas entre os dois autores a partir da analise do artigo;

No ensaio, há um individuo (Arnald) que é coagido a seguir os padrões de masculinidade da sociedade impostos de forma agressiva e humilhante pelo próprio pai, o qual exerce soberania no convívio familiar, e o faz na tentativa de moldá-lo homem, tal como exige sua visão disto. Durkheim, em seu método sociológico, aponta que a sociologia preocupa-se com o estudo dos fatos sociais. O fato social de Arnald é externo a ele, acontece sem nenhuma influencia sua, e é fruto da vida em sociedade, de um pai que interiorizou costumes, considerados certo e errado para a sociedade, e que passa a valer como base de ação para ele. Se analisarmos o caso a partir de Parsons, papel social é o conjunto de normas que regulam o comportamento dos indivíduos junto a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com