TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como se caracteriza a produção literária da 1ª geração romântica?

Tese: Como se caracteriza a produção literária da 1ª geração romântica?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Tese  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 5

Como se caracterizou a produção literária da 1° geração Romântica;

A primeira fase do Romantismo brasileiro, compreendida entre 1836 e 1852, caracterizou-se pela busca da definição de uma identidade nacional, mais tarde idealizada no “bom selvagem”. Reunidos em torno de Gonçalves de Magalhães, cuja obra Suspiros Poéticos e Saudade (1836) é a precursora do romantismo no Brasil. Ele é tido como fundador do movimento no Brasil. Um grupo de homens públicos e letrados articulou a formação de um clima de opinião favorável à autonomia cultural do país. Os autores se esforçaram em alcançar a total emancipação da identidade europeia, no que se diz respeito à literatura.

Nas três primeiras décadas do século XIX, foram fundadas dezenas de jornais e revistas, a maioria de duração efêmera. Mas a proliferação desses periódicos, geralmente dedicados à política, literatura e ciências, exprime a urgência e o anseio de expressar e fazer circular publicamente o conhecimento e a opinião. O fervor patriótico caracterizou esses autores, que buscaram no nativo, ainda selvagem uma identidade, como havia nos cavaleiros medievais.

Entre os principais autores estão Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães sendo o primeiro o que mais se destacou. Foi ele o autor de “Canção do exílio” que mais tarde iria se tornar a principal obra da primeira geração.

Como se caracterizou a poesia indianista de Gonçalves Dias?

Foi Gonçalves de Magalhães quem resumiu o espírito que animaria a produção literária dos poetas da primeira geração romântica: “Cada povo tem sua literatura própria, como cada homem seu caráter particular, cada árvore seu fruto específico. ” Escrever para eles, significava plantar árvore da literatura brasileira, garantindo que ela frutificasse

A primeira geração foi influenciada pela definição do “bom selvagem”, dada pelo filósofo Jean-Jacques Rousseau, onde projetará no índio o espírito do homem puro, e livre de qualquer mácula.

É importante ressaltar que Gonçalves Dias sentia efetiva simpatia pelo tema indianista, também por ter sangue indígena correndo em suas veias e ter vivido parte da infância em contato com os índios. Essa mesma etnografia e pela língua tupi-guarani, percorrendo a Amazônia em missão de estudos e escrevendo um dicionário tupi.

Como se caracterizou a produção literária da 2° geração Romântica?

Por seu intimismo, tédio e melancolia, abraçou o negativismo boêmio, a obsessão pela morte, o satanismo. É conhecida como geração byroniana (numa alusão ao poeta inglês Lord Byron, um de seus principais representantes) e sua postura vivencial considerada o mal do século, por se tratar não apenas de um fazer poético, mas de uma forma autodestrutiva de ser no mundo. Destaques no período: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela, Junqueira Freire.

Algumas das obras de Castro Alves permitem enquadrá-lo no período. Sua visão da mulher, marcada pela sensualidade, distancia-se, porém, do lirismo idealizante que caracterizou as demais produções de poesia amorosa do período.

Inspirados nas obras dos poetas Lord Byron, Goethe, Chateaubriand e Alfred de Musset, os autores dessa geração também são conhecidos como "byronianos". As principais características da geração são: o individualismo, egocentrismo, negativismo, dúvida, desilusão, tédio e sentimentos relacionados à fuga da realidade, que caracterizam o chamado ultra-romantismo. São temas recorrentes nas obras dos autores da segunda geração: a idealização da infância, a representação das mulheres virgens sonhadas e a exaltação da morte. Seus principais poetas são Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela.

Como o ultra Romantismo se manifesta na literatura Brasileira;

Nas décadas de 50 e 60 do século XIX, durante o Romantismo, jovens poetas universitários de São Paulo e Rio de Janeiro reuniram-se em um grupo, dando origem à poesia romântica brasileira conhecida como Ultra-Romantismo.

O Ultra-Romantismo se caracteriza pelo pessimismo, sentimento de inadequação à realidade, ócio, desgosto de viver, essa geração sentia-se “perdida”, não tinha nenhum projeto no qual se apegar.

O apego a bebida, ao vício, atração pela noite e pela morte caracterizava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com