TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Reflexo De Comportamento Operante

Artigos Científicos: Comportamento Reflexo De Comportamento Operante. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 2

O comportamento operante é emitido e não eliciado, precisa ter esta propriedade para que a noção de probabilidade de resposta tenha sentido. O comportamento reflexo ocorre quando uma alteração no ambiente elicia (produz) uma resposta. A maior parte do nosso comportamentos produz consequências no ambiente. Essas consequências são mudanças no ambiente. As consequências de nossos comportamentos vão influenciar suas ocorrências futuras. Dizer que as consequências dos comportamentos chega à afeta-lós é o mesmo que dizer que as consequências determinarão, em algum grau,se os comportamentos que as produziram ocorrerão ou não outra vez, ou se ocorrerão com maior ou menor frequência. Outro aspecto interessante que diz respeito a nossos comportamentos e às consequências por eles produzidas é o fato de que as consequências não têm influencia somente sobre comportamentos adequados ou socialmente aceitos, elas também mantêm ou reduzem a frequência de comportamentos inadequados ou indesejados.

• Reforço Negativo: Aumentam as chances da ocorrência de um determinado comportamento em razão da retirada de um estimulo desagradável. Exemplo: estar com dor de cabeça e tomar remédio. Foi retirada a situação aversiva de dor.

• Fuga: o indivíduo adota um comportamento para prevenir a ocorrência ou reduzir a magnitude do segundo estímulo que também é aversivo. Exemplo: quando escutamos o chiado que precede ao estouro de rojões, tapamos os ouvidos para evitar ou reduzir o barulho do estouro.

• Esquiva: Se comporta para que a situação não ocorra. Exemplo: Ao ver alguém que não te interessa, passa longe para evitar conversas.

• Punição Positiva: Diminui as chances de o comportamento voltar a ocorrer, acrescentando uma situação aversiva. Exemplo: o filho faz birra para chamar a atenção do pai, e o pai bate no filho. Foi acrescentada uma situação aversiva de dor.

• Punição Negativa: Diminui as chances de o comportamento voltar a ocorrer, retirando o reforço. Exemplo: o filho faz birra para chamar atenção do pai e o pai não dá atenção. O reforço que seria a atenção que o pai daria, foi retirado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com