TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Suicida: Conhecer Para Prevenir

Ensaios: Comportamento Suicida: Conhecer Para Prevenir. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

1. COACHING EDUCATION

1.1 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

O termo coaching apareceu pela primeira vez na era medieval, com a figura do cocheiro, o homem que conduzia a carruagem (coche) para algum lado. Os cocheiros também eram especialistas em treinar os cavalos, para que estes puxassem os coches.

O conceito de coaching surgiu nas universidades norte-americanas para definir um tutor particular. O coaching preparava os alunos para exames de determinada matéria. Com o tempo passou a ser usada também para se referir a um instrutor ou treinador de cantores, atletas ou atores.

A palavra coaching vem da palavra inglesa "coach" e significa treinador. O coach (treinador, numa tradução à letra) atua encorajando e/ou motivando o seu cliente, procurando transmitir-lhe capacidades ou técnicas que melhorem as suas capacidades profissionais ou pessoais, visando a satisfação de objetivos definidos pelo cliente.

Coaching é um processo, com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) de acordo com a meta desejada pelo cliente, onde o coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazo, através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e superação de suas fragilidades.

O trabalho inicia-se normalmente pela definição dos objetivos visados pelo cliente, que podem abranger áreas tão diversas como a gestão do tempo, o relacionamento interpessoal, o trabalho em equipe, a motivação de equipes entre outras. As questões ou temas podem ser de origem pessoal ou profissional, carreira, esportes, equipe, enfim, que contribuam para o desenvolvimento do cliente.

Definida a meta, é feita uma análise do que contribui ou impede o alcance da meta, seja por parte do cliente ou do cenário em que está inserido. Nesta fase, valores e crenças são confrontados com a meta e se há congruência entre eles. O "coach" avalia as forças e fraquezas do seu cliente face aos objetivos visados e ao meio em que este atua, e define um plano que permita alcançar os resultados desejados.

Estas informações facilitam a definição das fases do Plano de ações, com evidências claras de atingimento, prazo determinado, recursos necessários e o comprometimento do próprio cliente, frente ao desafio proposto.

A duração do processo é em geral de 3 a 4 meses, dependendo do caso e da resposta de cada indivíduo, podem atingir resultados significativos através de sessões de uma hora, que podem ser presenciais ou não, depende da disponibilidade do cliente e a técnica utilizada pelo coach.

Há co-responsabilidade no processo de coaching, o resultado é de responsabilidade do cliente. Os resultados são percebidos pelo próprio cliente, como também por pessoas que fazem parte do círculo de convivência.

Com base no desenvolvimento de competências técnicas e emocionais, o coach atua como um "olho externo" para seu cliente. Apoiando-o em seu autoconhecimento através de um ângulo novo de visão.

O coaching pode funcionar como uma forma de estímulo e acompanhamento a longo prazo adaptada às necessidades de desenvolvimento pessoal.

Os benefícios do coaching se concentram em tornar o indivíduo capaz de melhorar o seu desempenho no trabalho e no seu conjunto de habilidades pessoais, ao receber um treinamento direto e pessoal para desenvolver perspectivas de vida e carreira.

Nos dias atuais, muitas organizações empregam treinadores profissionais externos que entram na organização para fornecer este serviço. Os treinadores devem estar dispostos a ouvir, observar e apoiar a capacidade, o conhecimento e a desenvoltura das pessoas assistidas.

Treinadores externos são preparados para oferecer sessões de coaching pessoal específicas para atender às necessidades individuais, seguindo os métodos estabelecidos em normas claras, objetivas, de uso da aprendizagem, feedbacks e avaliações

O coaching é reconhecido mundialmente por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com