TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceptualização do positivismo - Alice

Tese: Conceptualização do positivismo - Alice. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Tese  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução – Shirley

O Positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX. O principal idealizador do positivismo foi Augusto Comte. Mais antes de nos aprofundarmos no assunto irei falar um pouco sobre a vida e a obra desse filosofo e sociólogo que foi de suma importância para a Sociologia, já que foi a partir dessa corrente filosófica que surgiu a sociologia como Ciência. Isidore Auguste Marie François Xavier Comte foi um importante filósofo e sociólogo francês do século XIX. É considerado o criador do Positivismo e da disciplina Sociologia, nasceu na cidade de Montpellier (França) em 19 de janeiro de 1798. Augusto Comte morreu na cidade de Paris (França) em 5 de setembro de 1857. Suas principais realizações foi a criação da sociologia, criação da corrente filosofica, politica e cientifica conhecida como positivismo, idealizou o conceito politico da Lei dos três estados, fez também grandes colaborações para o desenvolvimento da filosofia humanista

Obs: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .

Conceituando o Positivismo - Alice

O positivismo defende a idéia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos.

Não considerando os conhecimentos ligados as crenças, superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos. Através dessa idéia Comte idealizou a lei dos três estados.

Teológico: os fenômenos são explicados através de vontades de seres sobrenaturais e/ou transcedentais. O Estado Teológico pode ser dividido em 3 fases progressivas:

• Animismo: também chamado de fetichismo, se caracteriza por dar aos objetos concretos da natureza vida e vontade própria, semelhantes a dos seres humanos.

• Politeísmo: a vontade dos deuses possui controle absoluto sobre todas as coisas.

• Monoteísmo: a vontade do Deus (único) controla todas as coisas e todos os acontecimentos.

Metafísico: os fenômenos são explicados por meio de forças ocultas e/ou entidades abstratas. As abstrações personificadas substituem as vontades sobrenaturais.

Positivo: E enfim o positivismo ,Para Comte não era bom nem a etapa teológica nem a metafísica quando evoluirmos e chegarmos no ultimo estagio da evolução explicaremos o mundo única e exclusivamente de forma técnica , pratica , pela ciência , quando o ser humano explica tudo, toda realidade que há em seu redor pela ciência. Comte pensou em criar uma ciência humana , ou seja uma ciência que analise as sociedades daí ele cria a sociologia, e para ele a sociologia foi criada para estudar cientificamente os problemas da sociedade e resolvelos .

Obs: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .

Influências do Positivismo no Brasil – Maria

Exemplos da influência do positivismo no Brasil podem ser encontrados na nossa literatura, em importantes obras de autores como Aloísio de Azevedo e Raul Pompéia. Este possui em sua grande obra "o Ateneu" uma clara orientação positivista essa mesma orientação aparece nas obras "O Mulato", "Casa de Pensão" e "O Cortiço" de Aloísio de Azedo.Essas obras revelam uma natureza que, diferente da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com